Depois de perder peso, o publicitário Marcos Gallo, de 56 anos, resolveu buscar condicionamento físico para viver melhor. Aqui ele conta a bem-sucedida experiência que teve com o programa da Academia Leven
Yara Achôa, Fitness Brasil
13/12/2021
“Cheguei a pesar 118kg. Vivia ansioso e descontava na comida, que trazia satisfação imediata. Mas é o tipo de coisa que você não percebe, não sabe exatamente como acontece… E de repente está lá, com três dígitos na balança e saúde completamente desregulada”, conta Marcos Gallo, publicitário de 56 anos.
Foi em uma consulta médica que ouviu as palavras que o tiraram da zona de conforto e deram início à sua mudança de estilo de vida. “Ao olhar meus exames, o médico foi muito sincero. Perguntou se eu tinha filhos pequenos e se queria vê-los crescer. E mais: disse que o problema nem era morrer, mas ficar doente, dependendo de todo mundo. Isso me assustou muito.”
ANTES
Então, decidiu perder peso. “Fui fazer dieta, com orientação profissional. Optei inicialmente apenas por uma restrição calórica, embora o médico aconselhasse também a prática de atividade física. Mas confesso que tinha receio de começar a me exercitar e passar a ter muita fome, o que comprometeria o processo”, diz o publicitário. O processo foi lento e eficiente: após nove meses, Gallo chegou aos 85kg.
A hora da atividade física
Ao chegar ao que considerou o ponto ideal na balança, resolveu apostar na atividade física. Só que Marcos não era familiarizado com esse mundo e não sabia nem por onde começar. Seu medo era não receber orientação adequada e se machucar. “O risco de iniciar sozinho ou não ter um atendimento cuidadoso era grande para um homem acima dos 50 anos e completamente sedentário”, constatou. Foi então que conheceu uma metodologia que eliminou suas preocupações em relação ao conhecimento técnico do profissional e ao acompanhamento personalizado e que cabia em sua agenda – três treinos por semana, de 50 minutos cada, em horário previamente marcado.
DEPOIS
O programa inclui exames realizados na clínica New Form e orientação nutricional para potencializar os benefícios. “Tenho aprendido muito. Não adianta comer um monte, por exemplo, e querer compensar se matando na atividade física. Não existe isso.”
“O Marcos chegou sem condicionamento físico, sem força muscular, sem resistência, com capacidades físicas baixas. Depois de 10 semanas de treinos, os resultados são fantásticos, tanto em ganho de força, como em resistência muscular e parte cadiorrespiratória. O peso se manteve, mas houve melhora no percentual de gordura e de massa magra. Fora a disposição e o ânimo que ele vem relatando nas últimas semanas. O programa consiste em treinos de força junto com exercícios cardiorrespiratórios de alta intensidade, tudo de acordo com o perfil do aluno. Desta forma, conseguimos trabalhar todas as capacidades físicas, trazendo de volta as potencialidades do corpo”, explica o personal trainer Rafael Vendramini Machado, da Academia Leven, especializada em Personal Trainer e Pilates, que oferece atendimento com privacidade e exclusividade e treinos personalizados.
O profissional diz também que treinos alinhados às necessidades de cada indivíduo trazem ganhos em qualquer idade. “Toda e qualquer pessoa pode e deve treinar e terá resultados em força, condicionamento, flexibilidade, disposição, bem-estar.”
EVOLUÇÃO
Conquistas no dia a dia
Mesmo não gostando de fazer atividade física, Gallo descobriu um admirável mundo novo. E resolveu até criar um diário, compartilhando sua evolução e suas sensações.
“Quando decidi emagrecer, abandonei o carro, que era foco de grande estresse. Então vendi o automóvel, passei a caminhar bastante e redescobri a bicicleta. Mas não tinha condicionamento. Descobrir que eu tinha fôlego foi digno de um dos registros mais marcantes. Eu costumo ir de bicicleta para a casa da minha namorada, mas na volta, em um trecho de subida em uma longa avenida, descia e empurrava. Até que há duas semanas, comecei a subir e não me senti cansado – consegui pedalar direto!”, conta entusiasmado.
Outra pequena alegria aos olhos dos outros, mas de grande importância na vida do publicitário foi voltar a vestir o jeans de sua marca preferida. “Cheguei a usar manequim 54. Emagreci e venho mantendo um peso saudável graças à reeducação alimentar, mas o programa da Leven me ajudou a perder 3 cm de cintura e melhorar minha qualidade de vida. Eu, sedentário aos 56 anos, consegui mudar em 10 semanas. Fiz as pazes com minha imagem e com minha saúde.”
Para homens da sua faixa etária, Marcos Gallo reforça que sempre é tempo de começar, recomeçar, ir um pouco além. “Muitos se largam, não enxergam que é possível ter benefícios ou se acham superpoderosos, como se nada fosse acontecer. É importante pensar em si e nos que vivem próximos. Qual é a vida que você quer ter ao lado das suas pessoas importantes? Vale a reflexão”, finaliza.
LEIA TAMBÉM
Gostou? Compartilhe: