A questão tem sido discutida por quase toda sociedade: pessoas e empresas adotam e desenvolvem medidas e ações que, além de diminuir os impactos, também contribuem para a reestruturação ambiental. E você, o que tem feito em sua academia?
Patrícia Totaro, especial para o FBNews
30/12/2021
As pessoas ficaram muito impactadas com a redução da poluição no ar e nos mares durante a quarentena mundo afora. Muito mais gente do que antes, agora está preocupado com o meio ambiente.
Isso gera consequências significativas na arquitetura das academias. E isso é muito bom!
Para academias existentes há algumas ações que podem ser feitas para tornar a operação mais sustentável e que não implicam em grandes investimentos:
- redução e reciclagem de lixo
- redução de consumo de papel passando a usar treinos, contratos e folders virtuais
- eliminação de copos plásticos, para quem ainda os usa, com uma campanha para que todos levem suas garrafas
- se sua academia ainda não tem, coloque torneiras com fechamento automático e faça campanhas de redução de uso de água especialmente durante o banho.
As academias devem se planejar para algumas obras, pequenas ou grandes, que visam economia de recursos naturais. Vale lembrar que essas obras se pagam com o tempo, pela economia que geram, além de fazer bem para o meio ambiente:
- Faça um trabalho de redução do consumo de energia elétrica, buscando sistemas de climatização, aquecimento de água e iluminação mais eficientes energeticamente. Use sistemas de automação para ajudar a reduzir esse gasto. Hoje muitos já são bastante viáveis!
- Estude a colocação de placas fotovoltaicas para gerar sua própria energia e pesquise linhas de crédito muito atrativas para essa instalação.
- Tente viabilizar também o reaproveitamento da água, tanto da chuva, quanto das águas cinzas (que vem dos banhos e pias e passam por tratamentos para serem reutilizadas em bacias sanitárias e limpeza). Essa questão exige uma obra maior, mas possível se você vai passar por uma reforma nos vestiários.
- Use o máximo possível de sistemas que reduzem o uso de água, como chuveiros economizadores (mas que tenham um banho bom) e torneiras automáticas
Agora, se você vai construir uma academia nova, já deixe previstos os sistemas de eficiência energética e reuso de água. Além, é claro, de utilizar a luz do sol a seu favor, abrindo janelas para onde não bate sol direto para entrar luminosidade e usando elementos que evitem a incidência de calor onde bate muito sol. Mesmo que sua academia vá usar ar condicionado, é muito bom deixar prevista aberturas para ter ventilação cruzada e evitar o uso dos sistemas de climatização em algumas horas do dia ou épocas do ano, dependendo do calor ou frio de sua cidade.
Vale lembrar que a sustentabilidade não precisa necessariamente aparecer na ambientação, mas precisa ser muito bem comunicada aos alunos, que vão se identificar cada vez mais a sua academia. E vai ajudar a sua academia a reduzir o custo fixo. É bom para todo mundo!
Pense nos detalhes! Arquitetura é parte da Gestão!
(*) Patrícia Totaro é arquiteta especialista em projetos para academias de ginástica, onde utiliza a arquitetura alinhada com a estratégia de marketing e gestão; formada pela Mackenzie; MBA em Gestão Estratégica de Negócios FGV
Fotos: Drew Dizzy Graham/ Unsplash; Andrea Piacquadio/ Pexels; Hasan Zahra/ Pexels
Leia também
Gostou? Compartilhe: