Idealizado por Alexandre Tarso, o Mestre Montanha, o Hero Factory traz uma proposta inovadora com o objetivo de potencializar capacidades físicas e habilidades motoras de crianças e adolescentes
Yara Achôa, Fitness Brasil
28/1/2022
Que criança nunca sonhou ser um Super-Herói? Conhecedor desse desejo infantil e a partir de sua vivência e observação cuidadosa do universo da atividade física, o professor de educação física Alexandre Tarso, mais conhecido como Mestre Montanha, percebeu uma lacuna que comprometia o desenvolvimento integral das crianças e partiu em busca de solução. “Sou mestre de capoeira, conheci 43 países como instrutor e ministrando palestras, ensinando a dar aula para crianças. Do ano 2000 para cá, notei certa dificuldade nas aulas de capoeira. Cursei pós-graduação em motricidade infantil e comecei a entender um fenômeno, muito em função da insegurança apresentada pela sociedade: os pequenos estavam perdendo o costume de brincar”, conta.
Então, a cada país que visitava, passou a pesquisar a cultura local de treinamento para crianças e a catalogar esses movimentos. “Acabei desenvolvendo um sistema e criei uma aula chamada Power Kids, que reunia fácil 70 crianças. Me preocupava em trabalhar habilidades motoras, flexibilidade, agilidade, defesa pessoal, entre outras coisas.”
Valores positivos
Foi aí que o Mestre teve a ideia de costurar tudo isso, usando o universo dos Super-Heróis. E assim nasceu a Hero Factory, um centro de treinamento para crianças em Porto Alegre (RS). “A Hero Factory é um sistema de treinamento progressivo multidisciplinar. Potencializamos as capacidades físicas e habilidades motoras da molecada, utilizando o universo dos heróis como combustível”, define.
Além dos benefícios fisiológicos das atividades, a metodologia destaca valores como honra, resiliência, respeito, companheirismo, coragem, família. “Buscamos resgatar uma infância rica em estímulos, com brincadeiras, movimento, espontaneidade, instigando e desafiando meninos e meninas, dos três aos 17 anos”, diz Montanha.
Os vilões que os Super-Heróis combatem são sedentarismo, baixa auto-estima, depressão, timidez, bullying, má alimentação, preguiça e o mau uso de tablet, videogame e smartphone. O Mestre ilustra com o caso de uma menina que chegou com quadro de depressão. “A mãe nos procurou pedindo ajuda e a garota passou a treinar quatro vezes por semana. Deu super certo. Ela perdeu peso – claro que com acompanhamento multidisciplinar e como consequência dos exercícios. E se apaixonou pelo espaço, dizendo que queria ser professora do Hero para ajudar outras crianças. É um projeto feito com muito amor.”
Diversificação e expansão
Além da grade de aulas da semana, a Hero Factory desenvolveu outros produtos para estimular e manter a conexão com as crianças, além de dar oportunidades de experimentação. São roupas, aulas temáticas (com heróis como Indiana Jones e Harry Potter), Hero Party (espaço para festas), Hero Xperience (aulas experimentais no final de semana) e o Challenge.
“A Hero FActory tem um ano de operação, mas é um trabalho que vem sendo construído há mais de 25 anos”, conta Montanha, que já foi comparado a Arnold Schwarzenegger no filme “Um Tira no Jardim da Infância”.
Por enquanto, o centro de treinamento funciona apenas em Porto Alegre, no Viva Open Mall, mas já existe um projeto de expansão para todo o país. “Temos tudo estruturado para formar equipes, montar os planos de aula e encantar o franqueado. Acreditamos na proposta e no poder de realmente mudar a vida das crianças. Em 1991, no início de minha carreira como professor, ouvi do Mestre Gladson de Oliveira Silva, a seguinte frase: a gente tem que entender que pai e mãe são nossos amigos até que não aconteça nada com o filho deles. Por isso, temos de ter cuidado com conteúdo que passamos e como esse conteúdo é absorvido. Por aqui, nossa missão é fortalecer corpo e a mente desde muito cedo”, finaliza.
Para conhecer mais sobre a Hero Factory: Hero Factory BR e @herofactorybr
Leia também
Gostou? Compartilhe: