Grandes ou pequenos negócios, todos devem traçar um caminho para atingir seus objetivos. Especialistas falam da importância do processo e como estruturá-lo
Yara Achôa, Fitness Brasil
22/2/2022
Planejamento deve ser feito com antecedência. Para dar andamento às ações de 2022 você deveria ter se dedicado ao tema há uns bons meses. Mas calma. Se ainda não se debruçou sobre o assunto, a hora é agora. “O ano ainda não está perdido, porém é preciso urgência para não ficar à deriva. Faça o quanto antes para tentar salvar inclusive seu primeiro semestre”, avisa Flavio Lima, especialista em gestão de escolas de natação.
Ter objetivos claros é essencial para todas as empresas. E um bom planejamento e o estabelecimento de metas ajudam a criar um caminho único para seguir. Se feito com a participação de todos os setores, melhor ainda – cada um contribui com sua parte e com o todo.
“Independente do modelo de negócios, isso faz parte da estratégia comercial, de marketing, de comunicação para não ficar contando com ‘sorte ou azar’. A recomendação é começar com uma Análise Swot (abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente), que irá fornecer insumos para traçar as metas”, diz o consultor Leo Cabral.
O especialista explica ainda que as metas devem responder ao acrônimo Smart, como no diagrama abaixo.
“A partir das metas se constrói o planejamento”, ensina Leo Cabral.
Olhar atento
Outro ponto importante é olhar para sua história recente. “Se é próspera, você pode tomar como base e amplificar. Se está em declínio de receita, tem perda de clientes, é mais do que necessário repensar e fazer a virada”, diz Lima.
Todo negócio tem suas particularidades. No fitness, vale levar em conta períodos mais prósperos (como os meses de janeiro, fevereiro e março) e os meses de procura mais natural (julho, agosto, setembro). E ter sempre no radar que o cliente precisa de contato, motivação e boas experiências para voltar no dia seguinte. Isso deve constar no planejamento, ressaltam os especialistas.
Tão importante quanto fazer o plano de ações, é ter uma gestão estratégica. “Não adianta ter um planejamento impecável se não fizer a gestão. Nosso mundo é volátil, as coisas mudam rápido. E a gestão dá suporte no direcionamento”, completa Leo Cabral.
Flexibilidade e agilidade
O planejamento pode ser feito para o período de um ano. Mas atualmente, por conta da velocidade das mudanças no mercado, o mais comum é abranger o semestre, com direito a ‘revisão’ após três meses. “E toda vez que for virar o semestre, recomendo uma pesquisa de satisfação dos clientes. Uma das dores que vejo entre os gestores é que o cliente não capta o valor da academia ou do serviço. Só que valor tem a ver com experiência, com atendimento e relacionamento. Faltam processos – eles costumam ser abstratos e nada claros. O dono costuma achar que o colaborador vai ter bom senso, mas não é bem assim. É fundamental ter olhar empático e buscar melhorar a experiência do cliente. Muitos reclamam da guerra de preços, porém não olham para seus próprios negócios”, analisa Leo Cabral.
Desenhar a experiência do cliente é um dos processos que ajuda um bom planejamento, segundo Flavio Lima. Ele cita o exemplo de sua área – a natação. “Devemos destacar quais pontos são importantes para começar a motivar, quais estímulos devemos dar para o aluno gostar cada vez mais, devemos ficarmos atentos à parte lúdica quando se trata de crianças e até como motivar os pais.”
São várias as áreas (e várias subdivisões) que precisam ser olhadas atentamente na hora de montar o planejamento: técnica; administrativa; financeira; atendimento; eventos; comunicação e marketing; etc. “Tudo está interligado. É uma grande engrenagem e as peças devem e estar bem encaixadas para fazer o negócio funcionar bem”, finaliza Flavio Lima.
Fotos Adobe Stock
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