Quem responde é Silvana Buzzi, diretora executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF)
Yara Achôa, Fitness Brasil
25/3/2022
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O momento é bom para investir em franquias fitness? Existem franquias para todos os “tipos de bolso”?
O arrefecimento da pandemia e a retomada gradual da economia e dos hábitos dos consumidores, de fato, acabam favorecendo a abertura de um negócio,ainda mais se levarmos em consideração a maior disponibilidade de pontos comerciais e uma maior flexibilidade para negociação de aluguéis e outros custos. Além disso, tivemos mudanças profundas no comportamento da população, o que acaba gerando também oportunidades, incluindo na área de fitness. Por exemplo, tivemos ciência de uma pesquisa que confirmou que cresceu muito o sedentarismo no Brasil com o isolamento social, logo abrindo oportunidades para franquias na área.
Sim, existem franquias para todos os tipos de perfis. Porém temos que ter em mente que o retorno costuma ter uma correlação com o investimento inicial e que investimentos menores geralmente demandam mais trabalho por parte do franqueado. Em alguns casos, o próprio franqueado é o operador do negócio ou prestador do serviço. De outro lado, um investimento maior gera uma complexidade maior no negócio e, portanto, um conhecimento maior de gestão, finanças e RH.
Na ABF, temos redes com investimento inicial de menos de R$ 50 mil até mais de R$ 2 milhões no geral. Na área fitness, o piso de investimento inicial costuma ser mais elevado, dependendo muito da estrutura física necessária e do tipo de produto ou serviço.
Para iniciar uma franquia fitness o primeiro passo é conhecer o setor de franquias que traz muitos benefícios, mas também obrigações. O segundo passo é conhecer em profundidade o segmento em que se quer atuar, público-alvo e área geográfica de atuação. Terceiro é estudar com cuidado as informações fornecidas pela rede, especialmente a COF – Circular de Oferta de Franquia. Inclusive, entrou em vigor o novo marco regulatório do setor que prevê um grau de transparência maior por parte de franqueadora. É preciso ficar atento a estes detalhes.
Mais: conversar com franqueados e ex-franqueados é outra abordagem importante, pois fornece detalhes da operação cotidiana. Outra dica importante é fazer uma avaliação ampla que abranja aspectos financeiros, de concorrência e riscos externos. Por fim, antes de fechar, recomendamos levar o contrato de franquia para um advogado especializado, uma vez que se trata de um compromisso de longo prazo e com muitos detalhes importantes envolvidos.
O segmento fitness foi um dos que demonstrou maior resiliência ao longo da pandemia, mas já tem players bastante estabelecidos, logo, é necessário fazer uma análise criteriosa da concorrência local e geral, bem como do suporte efetivo prestado pela franqueadora. A questão de ter canais digitais bem desenvolvidos e ter diferenciais bem delineados também são muito importantes.
Silvana Buzzi é diretora executiva da Associação Brasileira de Franchising (ABF)
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