Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil
Piscina cheia é o sonho de todo proprietário de escola de natação, mas o sonho pode se tornar um pesadelo caso falte organização. Aulas lotadas, falta de espaço nos vestiários, reclamações de pais e alunos, lista de espera, adultos trombando na raia, excesso de crianças na turma são alguns dos inúmeros impactos negativos provenientes da falta de organização estratégica de sua piscina. Como podemos distribuir de forma equilibrada as turmas e horários para oferecer a melhor experiência aos clientes? Conseguimos resolver este problema e alcançar a excelência em nossas entregas?Sim, é possível! E um dos mais importantes instrumentos para a organização da piscina é chamado de “Mapa de Ocupação”. Ele foi criado para acompanhar a ocupação de vagas na piscina facilitando a otimização dos espaços e a distribuição dos alunos nas turmas. A gestão e a utilização correta do mapa leva a uma melhor ocupação dos espaços na piscina, consequentemente maior rentabilidade por m2, além de oferecer aos alunos conforto e eficiência no aprendizado.
Sua atuação impacta em todas as áreas da academia. É uma ferramenta que atua sistemicamente nas áreas de gestão, pedagógica e de vendas e será utilizado na orientação de gerentes, coordenadores, professores e consultores de vendas.
Veja os impactos do “Mapa de Ocupação” nas diversas áreas:
– Para a gestão do negócio: mostra o percentual de ocupação nos horários auxiliando nas decisões gerenciais.
– Para a coordenação pedagógica: determina o número de professores adequados para a operação e a ocupação eficiente dos alunos nas turmas.
– Para as vendas: facilita a visualização das vagas e agiliza o processo de vendas.
– Para os professores: mostra a capacidade de ocupação máxima por turmas facilitando a aplicação dos objetivos e conteúdo das aulas.
– Para os alunos: por definir o número correto de alunos por turma, oferece conforto e segurança nas aulas, principalmente para as turmas infantis, aprendizado eficiente das habilidades aquáticas e nados competitivos.
– Para a estrutura e organização: otimiza os espaços da piscina e quantidade de turmas e vagas por horário e dia. É determinante para montagem da lista de chamadas.
Certamente uma boa organização do “Mapa de Ocupação” pode proporcionar uma ótima experiência aos alunos, condições adequadas de trabalho ao time e trazer resultados prósperos para seu negócio.
Almir Marchetti é bacharel em Educação Física (UMC), especializado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), Pós-graduado em Administração de RH (Faculdades Anhembi-Morumbi), sócio-gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges, Consultor Pedagógico da Metodologia Gustavo Borges |
Gostou? Compartilhe: