Por Raquel Kabbani, colunista Fitness Brasil
No mercado varejista muito se fala sobre arquitetura. Será que sabemos o porquê dessa importância e pra que ela serve? O tempo virou uma preciosidade e o nosso cliente dispõe de algumas horas por semana para frequentar a academia. É nesse momento que a experiência do aluno é tão importante: é preciso fazer com que ele queira voltar.
A validação dessa experiência depende de vários fatores: atendimento, atividades, resultados, socialização e, uma das mais importantes, o ambiente.
A construção desse ambiente é onde entra a tão falada arquitetura. Um espaço que traduza a identidade da marca e transmita seus valores é tão importante, senão mais, do que a própria atividade física.
Somos muito guiados pelo olhar. O cérebro registra desde a fachada externa até os vestiários, formando assim a sua impressão, opinião e atitude em relação ao espaço.
O layout dos ambientes, a disposição dos equipamentos, a iluminação e os estímulos visuais e sensoriais são ativados desde o primeiro instante. Daí a importância de um bom projeto que valorize os espaços e a crie uma identidade visual marcante.
Dentro da academia podemos proporcionar diversas sensações ao aluno, mesmo num curto espaço de tempo. As cores e os revestimentos, as luzes e as sombras e nuances, espelhos e movimento, e milhares de outros fatores fazem com que a experiência do aluno seja diferente em cada academia.
Cabe a nós, arquitetos especializados, identificar junto ao empresário e sua marca os valores e conceitos que devemos transmitir em cada projeto. E o grande desafio: como executar isso da melhor forma (sem deixar de lado o “budget”). O nosso consumidor esta cada vez mais exigente e crítico quanto ao custo-benefício.
A inteligência de um projeto bem-feito está em atender os diversos perfis de alunos: o que quer atenção, o que prefere circular sozinho, os que gostam de socializar, os que preferem o silêncio dos fones de ouvido. O objetivo é que todos se sintam pertencentes e valorizados durante a atividade física.
Muitos empresários e donos de academia acham que o gasto em projeto pode ser adiado. “Já tenho equipamentos, imóvel… Quando estivermos no lucro a gente pensa na arquitetura.” Mas os resultados de uma boa ambientação são tão rápidos e, aliados a uma boa gestão, fazem toda diferença no tão sonhado “pay back”.
Também escuto diversos empresários com a vontade de “copiar” tal identidade que deu certo no mercado. Isso que eu chamo de tiro no pé!! Devemos achar a nosso próprio conceito e entender de que elementos precisamos para alcançá-la. Realmente é uma construção, mas os resultados são palpáveis quando iniciamos com um bom projeto.
Vejo muitos casos de investimentos perdidos, sem um plano e desordenados, focando em alguns ambientes desconectados de outros e que não criam coesão alguma. Esse é um dos maiores erros que vejo no mercado atual. Precisamos pensar como um todo: no branding, na experiência e na perenização da marca. Só assim é possível tirar proveito da tão falada ARQUITETURA!
Raquel Kabbani é arquiteta, responsável por 20 assinaturas à rede Bioritmo no Brasil e com implantação no México; criadora do conceito às redes Smartfit, Bluefit, Force One e à Ride State, com inúmeros trabalhos em academias, condomínios e estúdios pelo Brasil. No Instagram @raquelkabbaniarquitetura @kabbaniarquiteturafitness | Site www.kabbani.com.br e www.arquiteturafitness.com.br
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