Por Fabio Saba, colunista Fitness Brasil
O mercado de exercícios físicos é ávido por novidades. Mas é preciso cuidado para não confundir inovação com modismo. As inovações embutem avanços, trazem uma maneira mais rápida, prática e econômica de fazer alguma coisa. Já o modismo é passageiro.
Um exemplo disso são os equipamentos de musculação que, constantemente, agregam inovações como melhor design e competente estrutura biomecânica. Além de serem bonitos e facilitarem a comunicação na sala, aumentam a eficácia dos treinamentos e reduzem o risco de lesão.
As verdadeiras inovações geram um grande diferencial competitivo. Até que um concorrente desenvolva um produto ou serviço similar, o inovador já ganhou terreno e conquistou um lugar na mente do consumidor. O processo de inovação tem um local bem definido: o cérebro humano. Por isso, até mesmo pequenas academias podem criar grandes diferenciais.
Não é sempre necessário investir em equipamentos de última geração, pois o diferencial depende menos de tecnologia e mais de criatividade – além de uma relação de proximidade com seu cliente, para entender suas preferências, necessidades e apresentar soluções adequadas.
Eis algumas ideias capazes de proporcionar bons resultados a custo baixo:
– Há vários alunos procurando a academia para aumentar a força muscular? A equipe pode criar um treinamento para melhoria de força muscular em 40 dias.
– Se sua academia possui muitos clientes que jogam tênis, por que não organizar um programa específico para melhoria do saque de tênis durante quatro semanas?
– A natação pode ser potencializada na sua academia por meio de uma sequência de eventos específicos de travessia, bem como um programa de treinamento específico para o nado costas.
– Nas academias de pequeno porte é muito comum a disputa por equipamentos cardiovasculares. Além de distribuir senhas ou limitar o tempo de permanência no equipamento, por que não buscar uma saída por meio da criação de um grupo de corrida e caminhada na rua…
São muitas as possibilidades. O que não pode acontecer é a acomodação por parte dos gestores, oferecendo nada além do esperado, e competindo ferozmente por preço, em vez de agregar valor ao serviço.
Invista na criatividade!
Fabio Saba é profissional de Educação Física com Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é diretor executivo da SABA WELLNESS Consultoria e atua como diretor pedagógico na IHRSA Fitness Brasil. Site sabawellness.com.br. No Instagram @fabiokalilsaba
Muito bom e a frase inovar sem gastar ou investir pouco melhor ainda. Seguindo este raciocínio, estamos criando um novo espaço dentro da academia no mesmo ambiente dos equipamentos de musculação com material que já tínhamos, TRX, step, medicine ball, Air bike, simulador de remo. O único investimento foi na caixa de salto, peg board e o piso de grama sintética. Ficou show e a galera adorou o novo sistema integrado de treino!!!!