Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil
Iniciei minha carreira aquática em 1988 como estagiário. Fui professor, coordenador e gestor de escolas de natação. Em todos estes anos percebi que a chave para o sucesso da operação aquática é ter uma metodologia consistente de ensino.
Metodologia é uma palavra derivada de “Método”, cujo significado é o caminho para se atingir algo. Organizado por processos bem definidos para alcançar o aprendizado, a metodologia deve reunir os melhores métodos para produzir conhecimento.
Uma metodologia de ensino consistente é composta de diferentes métodos no processo de ensino e aprendizagem, com diretrizes claras para a organização, controle da aplicação e avaliação da performance dos alunos.
A construção de uma Metodologia de Ensino de Natação não envolve apenas a experiência prática de aplicação de seus criadores. Ela deve ter bases teóricas bem definidas e fundamentações aplicadas e testadas cientificamente.
Bem, mas vamos trazer para a aplicação prática no dia a dia. Ela é a essência norteadora de todas as áreas de sua escola de natação. Através de sua proposta e suas rotinas bem definidas, facilita a conexão das ações pedagógicas com o marketing, vendas e gestão de pessoas.
1. O que uma metodologia de ensino de natação precisa ter
Vamos traçar um paralelo com uma escola regular de ensino, caracterizada pela divisão por séries de acordo com a idade e conhecimento dos alunos, com objetivos pedagógicos e conteúdos direcionados a estes objetivos, avaliações periódicas e feedback aos pais e alunos.
Devemos levar estas características e rotinas para a borda da nossa piscina, que será nosso eixo norteador da aplicação da metodologia:
– Níveis pedagógicos separados de acordo com a habilidade aquática e idade dos alunos.
– Calendário de objetivos que irá direcionar os objetivos, conteúdos e atividades em aula.
– Processo de avaliação que permite ao professor avaliar sua prática e a evolução dos alunos.
– Apresentação de resultados que gere senso de progresso e motivação aos pais e alunos.
2. Ações de marketing e vendas com base na metodologia de ensino de natação
O processo pedagógico bem definido permite que criemos ações de encantamento que motivem a participação nas aulas, principalmente nos meses mais frios, auxiliem na retenção e prospecção de novos alunos.
Para os alunos adultos, programas e desafios relacionados ao acúmulo de metragem nadada além de motivar a prática, auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas, sociabilização e motivação.
Para os alunos infantis, jogos e materiais colecionáveis relacionados ao aprendizado das habilidades aquáticas, desenvolvimento de condutas e valores virtuosos, trazem uma ludicidade e diferencial as aulas tornando-as mais atrativas as crianças.
3. Gestão do profissional aquático com base na metodologia de ensino da natação
Define o perfil adequado das competências do profissional aquático e direciona o trabalho dos professores com objetivos claros de aprendizados, avaliações periódicas e acompanhamento da evolução dos alunos, melhorando sua prática e a busca dos melhores desempenhos.
Busque qualidade e excelência para seu negócio, tenha seus processos e rotinas de trabalho norteados por uma metodologia de ensino bem-organizada e atrativa, de forma lúdica e consistente. Vamos em frente!
Grande abraço!
Almir Marchetti é bacharel em Educação Física (UMC), especializado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), Pós-graduado em Administração de RH (Faculdades Anhembi-Morumbi), sócio-gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges, Consultor Pedagógico da Metodologia Gustavo Borges |
Bom texto para reflexão dos gestores e coordenadores “aquaticos”.