Por Patricia Totaro, colunista Fitness Brasil
Entender a relação entre o mercado de academias e a arquitetura ajuda muito a tomar as decisões de projeto de forma assertiva.
A Arquitetura ajuda a definir o modelo de negócios e o posicionamento da marca no mercado. Não basta o seu espaço ser considerado bonito, ele tem que ser impactante. Isso engloba também a estética, mas muito mais proporcionar ao usuário o que ele inconscientemente almeja.
Para saber para onde vai o mercado, é importante entender a relação da Arquitetura com as academias ao longo da história recente.
O início
Muito antes de se falar em um mercado estruturado de academias, já existiam no Brasil espaços com equipamentos de musculação e peso livre, sem nenhuma preocupação estética nem de conforto. As academias não eram ainda entendidas como um negócio, eram formadas por um grupo de pessoas apaixonadas pelo fisiculturismo. Vendas, fidelização, arquitetura e gestão simplesmente não existiam.
Quando o público feminino começou a se interessar pelas academias, o mercado reagiu passando a se preocupar um pouco com o ambiente, especialmente com a limpeza. Mas a Arquitetura ainda era totalmente funcional: montava-se o espaço com bons equipamentos, espelhos e cuidados com limpeza, mas não era necessária ambientação nessa época.
O Fitness se transforma em Wellness
No final dos anos 90, apareceu o conceito de Wellness: as academias deixaram de ser um lugar para quem estava preocupado somente com a estética e apareceu um público que buscava também o bem-estar.
Nesse momento, já aparece o conceito de planejar o ambiente para tornar a atividade física mais prazerosa. Consequentemente, as academias passam a receber um público com mais diversidade: mais mulheres, crianças, idosos e pessoas preocupadas com a saúde, mantendo claro o antigo cliente fitness.
Os espaços passaram a ser trabalhados para cada atividade, porém ainda com muita preocupação de ser operacionalmente eficiente e pouca preocupação com ambientação.
A profissionalização das academias
Com a entrada de investidores de outros segmentos veio junto uma nova cultura para o nosso segmento: a de que a Academia é também um negócio. É aí, sob a influência de outros mercados, que a arquitetura passou a fazer parte da gestão. O ambiente passou a ser planejado para impressionar o cliente.
A Arquitetura passa a ser entendida como estratégia de negócio.
A partir daí as mudanças começaram a ser cada vez mais rápidas. As redes começaram a crescer, surgiram as academia low cost. Foi o momento de profissionalização do mercado. A Experiência do Cliente, algo já trabalhado no varejo, passa a ser fundamental nos projetos de academia especialmente pela diferenciação
A evolução natural foi a segmentação das academias: clubes, tradicionais com serviço, low cost, academias de nicho, estúdios, boxes de cross training. A Academia deixa de ser um ambiente que engloba tudo para buscar ser a melhor opção para um segmento de pessoas.
Os próximos passos: a Experiência transformada em Emoção
Estamos agora em 2022 e a Arquitetura precisa englobar um elemento a mais na Experiência: a conexão com o cliente através de elementos que causam emoção.
O consumidor está valorizando cada vez mais o serviço diferenciado e os espaços adequados para cada atividade. Na Nova Arquitetura precisamos antever o que o cliente valoriza e planejar o espaço para emocioná-lo.
No mês que vem eu vou contar quais as principais tendências de arquitetura e design que podem ser aplicadas nas academias para ajudar a compor a conexão do usuário com a sua academia.
Pensa nisso e bom projeto!!!
Patricia Totaro é referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995 com mais de 950 projetos construídos. Sua metodologia de desenvolvimento de projetos, a Trilha da Experiência, alia conceitos de marketing e design thinking à Arquitetura tendo como foco a experiência e sucesso do cliente. Dessa forma o projeto é parte da estratégia de gestão da academia. Seu propósito pessoal de estimular a prática de exercícios físicos por meio de experiências relevantes dentro das academias a faz compartilhar o seu conhecimento com os gestores em palestras, artigos e em suas redes sociais: @patriciatotaro @patriciatotaroarquitetura @arq_fit_
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