Por Dilmar Pinto Guedes, colunista Fitness Brasil
Surge então a pergunta: musculação é esporte?
A musculação, além de ser uma Metodologia do Treinamento Desportivo que tem como objetivo principal o desenvolvimento da capacidade biomotora Força em suas diferentes manifestações (Força máxima, Força Explosiva e Força de Resistência) e como ajuste muscular a hipertrofia muscular, pode também ser considerada esporte se considerado o “fisiculturismo (bodybuilding)”, “o Levantamento Básico (powerlifting)” e “o Levantamento Olímpico- LPO (weigthlifting) que são modalidades esportivas que dependem quase que exclusivamente da hipertrofia e da força muscular, respectivamente.
Para ser reconhecida como esporte, a modalidade precisa de competições oficiais, com regras oficiais. E para ditar e controlar as regras e, consequentemente as competições, são necessárias entidades oficiais reconhecidas como Federações, Confederações etc. Tudo isso existe para as modalidades citadas.
No fisiculturismo a vitória é do atleta com o “melhor” físico, no Levantamento Básico vence o atleta que levanta o maior peso nos exercícios agachamento, supino reto e levantamento terra e no Levantamento Olímpico nos exercícios arranco (snatch) e arremesso (clean and jerk).
Nas modalidades esportivas mais recentes, como o Strongman e o Crossfit, considero que a “Musculação (exercícios resistidos)” tem grande participação!
Estamos aqui para falar de treinamento de força, exercícios resistidos, musculação, halterofilismo, modelagem física, fisiculturismo, bodybuilding, powerlifting, levantamento básico… e por aí vai!
Até a próxima e bons treinos!
Prof. Me. Dilmar Pinto Guedes Jr é mestre em Ciências (EPM- Unifesp), com especialização em Musculação e Treinamento Desportivo (UGF), especialização em Fisiologia do Exercício (CEFE-EPM-Unifesp), docente da FEFIS-UNIMES, docente da FEFESP-UNISANTA, membro docente da Academia Brasileira de Treinadores (IOB-COB), proprietário do DKG – Centro de Treinamento, membro do EPIMOV (Unifesp), autor de dezenas de livros e artigos na área do Treinamento Físico.
Gostou? Compartilhe: