15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios
Rádio Agência Nacional, Brasília
18/5/2022
No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.
E para incentivar a atividade física como forma de prevenção a doenças como diabetes, cardiopatia e acidente vascular cerebral, o Ministério da Saúde lançou nesse domingo, no Rio de Janeiro, o programa Incentivo de Atividade Física para a Atenção Primária.
O evento ocorreu na orla do Rio de Janeiro, com uma caminhada do Leme a Copacabana, e orientação à população sobre alimentação saudável, combate ao tabagismo e prática de exercícios.
O ministro Marcelo Queiroga explicou que o investimento em atividade física tem retorno garantido na prevenção ao desenvolvimento de uma série de doenças crônicas.
De acordo com o Ministério da saúde, até o fim do ano serão investidos 100 milhões de reais no programa, que chegará, neste primeiro momento, a 7 mil e quinhentas unidades básicas de saúde de 5 mil municípios. Os recursos serão usados para incentivar a contratação de profissionais de educação física, readequação de espaços para a prática de exercícios e compra de materiais.
Os municípios que queiram aderir ao programa já podem se credenciar nas unidades de Atenção Primária à Saúde, pelo portal e-Gestor.
Edição Web Patrícia Serrão
Gostou? Compartilhe: