Por Raquel Kabbani, colunista Fitness Brasil
O futuro chegou. Como será minha academia? Neste artigo, de maneira sucinta, mas de extrema relevância ao empresário do fitness, temos a missão de revelar item a item o que o seu cliente espera de você e o que fará seu negócio não ter concorrentes ainda que você esteja em uma rua com muitas academias ou estúdios.
Luzes, câmeras e… branding!
Primeiro, o visual. É o que você quer passar ao seu cliente desde o primeiro olhar na fachada, qualquer tamanho que seja. E à noite, você quer que seu visual seja mágico. Porém, imagina que por estarmos em um país tropical e “bonito por natureza”, temos muitas horas de luz por dia. Então como fazer uma iluminação para o diurno? Isto mesmo que você ouviu. Luzes para o “day light”.
Outro item: a marca pode ser lida ou só você e seus clientes membros entendem? A força da marca, a cada ano, chega mais forte e mais necessária. O seu cliente quer um branding, o que ela representa a ele, aos seus amigos, aos seus colegas de treino e o que ela transmite de compromisso de seus valores, missões e objetivos. Você entrega isto? Tudo irá refletir no conceito da marca e em todo o interior do espaço. Esta é a academia do futuro 1.
Entrada a “la Hollywood”. O seu cliente é a estrela!
A entrada deve ser triunfal e chocante. Sim, você tem que chocar o seu aluno. Isto não quer dizer, necessariamente, extravagância e longe de ser de mau gosto. Quer dizer a luz correta, a temperatura correta, o acolhimento correto, os materiais corretos, os efeitos corretos, os contrastes corretos, a recepção correta, a quantidade de luzes e lumens corretos, tudo isto irá influenciar na jornada do consumidor que se inicia. Esta é a academia do futuro 2.
Catraca “no more”!
Entenda que talvez a catraca se torne… obsoleta. Sim, obsoleta. Ela tem que agregar algo se persistir. Quais tecnologias você receberá o seu cliente-membro? E vou contar algo. Estão todas disponíveis aqui mesmo no mercado brasileiro. Reconhecimento facial, QR Code, o que você imaginar, existe aqui. Saber e dizer o nome de cada cliente – seja a recepcionista ou o robô – ou perguntar como ele quer ser recebido, qual nome ou apelido, mesmo que estejamos falando de academias com 4000 alunos matriculados ou mais. Esta é a academia do futuro 3.
Vestiários são fundamentais
Quando o seu cliente visualizar o salão principal da academia, ele tem duas escolhas: direcionar-se às suas atividades físicas ou ir para o vestiário. A academia do futuro requer vestiários equipados, tanto para homens quanto para mulheres. Quais os mimos que serão oferecidos? Qual a qualidade da exaustão? O ambiente será climatizado? Eu não disse ventilado, eu disse climatizado!
O design é de super importância nos vestiários mas, acima de tudo, um conceito privativo ou de privacidade, dentro do possível. Uma boa circulação, entrar e sair triunfante portanto. Informar também. Os vestiários também servem para se comunicar com seu cliente. Atraí-lo. Fazê-lo sentir que só ele está lendo algo de especial no quadro de avisos. Esta é a academia do futuro 4.
Integração: som, luzes, lumens e aromatização
Vá até o Shopping Iguatemi, JK Iguatemi ou a muitas lojas de Rua Oscar Freire nos Jardins, em São Paulo. Elas exaurem um cheiro maravilhoso, sedutor, acolhedor e apaixonante. A academia do futuro recebe bem seus “convidados ilustres”. As luzes são agradáveis, conceituais, com design, com atrevimento e com arrojo. E tudo integrado, hein? Tem hora mais calma na academia? Tem. Respeite. Tem hora mais “metal”? Tem. Tudo isto deverá estar programado. A música sempre adequada à persona principal de cada horário ou período do dia. Esta é a academia do futuro 5.
Tecnologia
Uma palavra engraçada no português: “GAMEFICAÇÃO” e os softwares de performance. É como escalar Cristiano Ronaldo e Lionel Messi no mesmo time. Será que um dia jogarão juntos no PSG? São dois craques muito importantes. Sim, pode ser uma sala específica, ser um business dentro do seu business, assim como os softwares de performance estarem disponíveis para um único espaço ainda. Mas todos querem. Tem que ter. Tecnologia cada vez mais conversando com seu cliente, aplicativos recolhendo dados de consumo e comportamento para melhorar a sua estada na academia (ou no estúdio), assim como, se possível, estender ao seu dia a dia. Criar uma relação à distância e apaixonada por seu cliente. Esta é a academia do futuro 6.
Be eco! Be green! Be “ESG”!
Além do seu piso emborrachado não poder ser mais sem desenho e sem circuito, olha a dica: ele não deve ser tóxico! O templo sagrado da saúde, as academias, não podem contar nunca mais com pisos emborrachados que pouco a pouco, mês a mês e ano a ano, sejam tóxicos, emitam gases nocivos ao ambiente fechado. Sim, a academia do futuro não aceita mais pisos sem selo de qualidade verde, que não podem ser recicláveis de pneus sem o devido tratamento. Devem ser naturais ou mais naturais. Idem com relação à troca de ar no ar-condicionado e sua limpeza exemplar. Esta é a academia do futuro 7.
Você está com o pé no futuro?
Raquel Kabbani é arquiteta, responsável por 20 assinaturas à rede Bioritmo no Brasil e com implantação no México; criadora do conceito às redes Smartfit, Bluefit, Force One e à Ride State, com inúmeros trabalhos em academias, condomínios e estúdios pelo Brasil. No Instagram @raquelkabbaniarquitetura @kabbaniarquiteturafitness | Site www.kabbani.com.br e www.arquiteturafitness.com.br
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