De acordo com uma recente pesquisa americana, ser fisicamente ativo pode combater os danos causados pelo diabetes, permitindo a ativação de um sistema natural que desenvolve novos vasos sanguíneos
Fitness Brasil
23/5/2022
O diabetes não apenas danifica os vasos sanguíneos existentes, como também dificulta a capacidade inata do corpo de desenvolver novos vasos em face de doenças e lesões. Cientistas do Medical College of Georgia (MCG), no entanto, descobriram que o exercício pode ajudar a permitir a angiogênese – a formação de novos vasos sanguíneos – que, por sua vez, reverte os danos causados pelo diabetes.
Em um estudo publicado no The FASEB Journal, uma equipe do Centro de Biologia Vascular do MCG encontrou a primeira evidência de que, diante do diabetes, mesmo uma sessão de 45 minutos de exercício de intensidade moderada estimula a liberação de mais exossomos no sangue para fornecer mais da proteína ATP7A diretamente para as células, o que pode desencadear a angiogênese. Exossomos são pacotes microscópicos preenchidos com ‘carga’ biologicamente ativa.
Uma sessão de cardio
Em uma amostra de pessoas saudáveis de 50 e poucos anos, uma sessão de cardio aumentou os níveis de ATP7A nos exossomos que se ligavam às células endoteliais.
O exercício também aumentou os níveis de superóxido dismutase extracelular (SOD3), um importante antioxidante natural produzido pelas células do músculo liso vascular nas paredes dos vasos sanguíneos, bem como pelas células do músculo esquelético. Isso ajuda a manter níveis saudáveis de espécies reativas de oxigênio ou ROS.
ROS é um subproduto natural do nosso uso de oxigênio que é um importante sinal celular, permitindo uma variedade de funções. Mas no diabetes, níveis elevados de açúcar no sangue resultam em níveis mais altos de ROS que prejudicam funções normais importantes.
“Os níveis de ATP7A são reduzidos no diabetes e agora temos algumas das primeiras evidências de que os exossomos realmente prejudicam a angiogênese entre aqueles com diabetes tipo 2”, explica Tohru Fukai, biólogo vascular e cardiologista do MCG e principal autor do estudo.
Leia o relatório completo O exercício melhora a função angiogênica dos exossomos circulantes no diabetes tipo 2 – papel da SOD3 exossomal em www.hcmmag.com/angiogenic
Gostou? Compartilhe: