Por Patricia Totaro, colunista Fitness Brasil
O mundo virtual concorre diretamente com o real na atenção de todos nós. É cada vez mais comum que as pessoas andem nas ruas prestando atenção ao seu celular, sem nem perceber as fachadas que estão à volta.
Entendendo a realidade que a maior parte das vendas começa no mundo digital, a Arquitetura das academias precisa também estar planejada para causar uma boa impressão antes do contato físico.
A presença digital da Academia
Todo o contexto da ambientação precisa ser planejado para que todos os espaços sejam facilmente reconhecíveis em fotos. O conceito da Arquitetura e o conceito do Marketing, incluindo o digital, devem partir do mesmo ponto: a persona. A partir daí a linguagem de divulgação e a Arquitetura caminharão de mãos dadas.
Por exemplo, se estamos fazendo uma academia para um público jovial, que gosta de festas e novidades, toda a comunicação será alegre, em posts com grupos de pessoas dentro desse contexto. E a Arquitetura acompanhará esse clima, com espaços amplos para eventos, salas de aulas em grupo e muita alegria nas cores e iluminação.
Além disso, o ambiente precisa despertar a vontade dos clientes de mostrarem que estão lá. As pessoas tendem a postar sobre o seu estilo de vida, incluindo aí o momento do treino, mas somente se o ambiente estiver em um padrão que mereça essa postagem. É mais fácil que as pessoas postem sobre um jantar especial do que o seu almoço do dia a dia. Para conseguir essa divulgação de seus clientes, sua arquitetura deve despertar orgulho de pertencimento.
Gerando o desejo de tirar fotos: os selfie points
Uma ótima estratégia para que sua academia apareça nas redes sociais é ter pontos que despertam vontade nos alunos em tirar selfies, os Selfie Points. Pode ser um espelho com frases escritas, uma parede especial, poltronas inusitadas, balanço ou até um elemento arquitetônico único, como uma escada ou um jardim vertical que as pessoas tenham vontade de compartilhar. Quanto mais pontos você tiver, maior a chance de ter mais postagens! E se você puder criar elementos que gerem interação, como luz que acende com um ícone relativo ao treino, cabine onde você escolhe uma cor diferente a cada dia ou uma simples lousa para escrever como você está se sentindo hoje, a chance de fotos aumenta.
Importante lembrar que os seus clientes só publicarão fotos onde eles estiverem se sentindo bonitos. A iluminação tem que evitar sombras e deixar seus alunos na sua melhor forma.
As fotos produzidas pela sua equipe: os pic points
Além dos clientes, a própria academia deve sempre mostrar o seu dia a dia nas redes sociais. Eu chamo de Pic Point os lugares onde você pode juntar um grupo para tirar foto após uma aula ou gravar um vídeo com depoimentos. Ao contrário dos selfie points, esse espaço deve ter o logo como fundo para ajudar no reconhecimento. As paredes laterais da sala de ginástica, paredes de treinamento funcional ou uma parede da musculação são ótimos pic points. Sempre lembrando de orientar a equipe em como enquadrar a foto!
A identidade visual da Academia
Todas as paredes e também o teto são possíveis cenários de fotos e vídeos. E para que a sua academia seja facilmente reconhecida no mundo digital, sua Arquitetura deve ter uma identidade marcante. Uma estratégia é definir poucos materiais de acabamento e cores e aplicá-los de forma diferente em cada ambiente. Encontrar um material ou uma forma únicos, não usado em outras academia ajuda bastante também na identidade
Planeje a sua Arquitetura para vender no mundo digital e encantar no real.
Bom projeto!
Patricia Totaro é referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995 com mais de 950 projetos construídos. Sua metodologia de desenvolvimento de projetos, a Trilha da Experiência, alia conceitos de marketing e design thinking à Arquitetura tendo como foco a experiência e sucesso do cliente. Dessa forma o projeto é parte da estratégia de gestão da academia. Seu propósito pessoal de estimular a prática de exercícios físicos por meio de experiências relevantes dentro das academias a faz compartilhar o seu conhecimento com os gestores em palestras, artigos e em suas redes sociais: @patriciatotaro @patriciatotaroarquitetura @arq_fit_
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