Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil
A partir deste ano, começa a vigorar a Nova Lei do Ensino Médio ampliando o tempo mínimo dos alunos na escola de 800 horas para 1000 horas anuais e definindo uma nova grade curricular (portal.mec.gov.br). A mudança tem como objetivo garantir uma oferta de educação de qualidade e aproximar as escolas as novas realidades de trabalho e vida em sociedade.
Esta mudança já vem acontecendo de forma gradual desde 2018, obrigando as escolas públicas e particulares a se adaptarem a nova realidade e fazendo com que as famílias se adequem a uma nova rotina escolar.
A lei se aplica aos alunos do ensino Médio (a partir de 15 anos), porém, as escolas já estão incorporando o período estendido para os alunos do ensino fundamental (a partir dos 6 anos), oferecendo atividades extracurriculares em extensão ao período curricular.
Como a Nova Lei pode impactar em nosso seguimento?
Os alunos ficarão mais tempo na escola, em consequência as escolas passarão a oferecer no contraturno uma variedade de atividades como aulas de reforço, inglês, música, entre outras, e atividades esportivas formativas (aprender os fundamentos da modalidade) e competitivas.
Escolas com piscina estão ampliando a grade de aulas de natação, por vezes com professores contratados ou buscando parceiros para fazer a gestão das aulas de natação e outras modalidades. As aulas em extensão ao período curricular acontecem no período da tarde, iniciam por volta das 14h e finalizam às 18h30. Isso representa uma grande vantagem para os pais pois evita o deslocamento do aluno para outro local, além de as escolas oferecerem alimentação e acompanhamento de monitores na troca de roupa e banho.
Como as escolas de natação e academias podem se preparar para a nova realidade?
A melhor forma é compreender as mudanças e novas necessidades dos alunos na fase escolar e ajustar seu modelo de negócio. A seguir, algumas dicas:
– Fechar convênios/ parcerias com as escolas sem piscina para que os alunos nadem na academia.
– Terceirizar a operação dentro das escolas com piscina.
– Buscar qualidade e excelência nas aulas através de uma metodologia de ensino da natação estruturada, isto está alinhado com a cultura das escolas e facilita a negociação e fechamento da parceria.
– Aumentar a oferta de vagas e níveis nos horários de maior procura nos finais de tarde e estendê-los até o início da noite.
– Diminuir o tempo de duração das aulas (entre 30 e 45 minutos) e ampliar a grade horária.
– Buscar outros públicos (como sugestão, bebês e idosos), para suprir a evasão da natação infantil no período da manhã.
Levando-se em consideração estas mudanças, esteja atento e alinhado com a realidade escolar, inove e atualize de forma contínua seu modelo de gestão aquática.
Grande abraço!
Almir Marchetti é bacharel em Educação Física (UMC), especializado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), Pós-graduado em Administração de RH (Faculdades Anhembi-Morumbi), sócio-gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges, Consultor Pedagógico da Metodologia Gustavo Borges |
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