Quem questiona é o advogado Marcos Motta, especialista em esporte, keynote confirmado na IHRSA Fitness Brasil 2022. Veja porque você não pode perder esse speech
Yara Achôa, Fitness Brasil
8/7/2022
Eloquente em sua área de atuação, Marcos Motta, advogado especializado em esportes, está conectado a tudo o que acontece no mundo dos esportes e do entretenimento. E, com base em dados, tem uma visão otimista a respeito dos negócios nas áreas do fitness, da saúde e do bem-estar. Não à toa foi convidado para ser keynote da 23ª IHRSA Fitness Brasil 2022, que acontece de 17 a 20 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Sócio fundador da Bichara e Motta Advogados e da Hubstage Cultura e Entretenimento, Motta foi advogado tributário até 1996, quando, a convite de um amigo, se tornou diretor do Flamengo. “Isso acabou sendo um grande impulso em minha carreira. Comecei a ter contato com os bastidores do esporte, depois fui fazer mestrado na Inglaterra e então passei a ter acesso ao mercado do esporte profissional”, conta.
De volta ao Brasil, assumiu como Representante Internacional para o Flamengo e seu universo passou a ser o dos negócios do esporte. Ele já atuou como consultor jurídico em centenas de casos e arbitragens perante tribunais nacionais e internacionais envolvendo diferentes questões, tais como disputas contratuais, comerciais, disciplinares e regulamentares, sendo também figura atuante e reconhecida no meio do entretenimento, assessorando grandes nomes do mercado audiovisual, moda e da indústria criativa. Para se ter ideia, tem entre seus clientes estrelas como Neymar, Thiago Silva e Gabriel Medina.
Na esfera acadêmica, é professor de mestrado e palestrante nas mais renomadas instituições de ensino no Brasil, Europa e Estados Unidos, sempre em temas relacionados ao sportainment (esporte como entretenimento). É membro da REX Sports, membro do Conselho da European Football Agents Association – EFAA e do Comitê Executivo da Association Internationale des Avocats du Football-AIAF.
Confira a seguir a entrevista exclusiva ao FITBR News e veja porque você tem de estar na plateia de Marcos Motta.
Você é pioneiro no direito desportivo e do entretenimento. Fale um pouco sobre esse trabalho e a importância dele.
O Bichara e Motta Advogados foi o primeiro escritório da América Latina a criar uma equipe dedicada exclusivamente ao direito desportivo e do entretenimento, mantendo-se até hoje como líder no segmento. Possuímos experiência em escala global nas diversas áreas que interagem com esses universos, tais como direito societário, trabalhista, audiovisual, mídia, direito digital e da inovação, contratos, contencioso cível e empresarial e arbitragem.
Faz parte do nosso dia a dia prestar assessoria jurídica a grandes operações do mercado esportivo mundial. Atuamos também em importantes momentos do esporte, como no grupo de trabalho do Governo Brasileiro para a revisão da “Lei Pelé” e no grupo de trabalho da FIFA (FIFA Working Group) para regulamentação do “TPO”. Desde 2012 nosso escritório tem sido anualmente reconhecido por renomadas instituições internacionais como um dos principais do mundo na área do esporte e do entretenimento.
E temos também a Hubstage, um braço inovador do nosso escritório, um pólo de convergência e facilitação de negócios relacionados aos mercados de esporte, mídia, audiovisual, luxo, moda, música, artes e entretenimento.
Como a pandemia impactou o mundo dos negócios do esporte?
Ao longo dos anos passamos por várias fases e transformações. Na virada do século aconteceu o boom da internet; por volta de 2010, tivemos o advento das redes sociais. Recentemente a pandemia foi mais um grande marco. O que esperávamos acontecer em 10 anos, aconteceu em um. A área do esporte foi uma das mais impactadas, mas também a que demonstra se recuperar de forma mais rápida e isso tem suas razões. Nenhuma outra indústria conjuga tão bem pilares sociais, econômicos e culturais com a nossa.
Estamos estabelecendo novas relações e precisamos sair de nossas bolhas. Hoje entendo o esporte como parte de um ecossistema muito maior – o do entretenimento. Então temos de nos reposicionar e enxergar que existem oportunidades muito maiores para todos.
Qual é sua visão sobre o universo do fitness?
Trabalho com grandes players desse mercado e também enxergo essa indústria passando por um reposicionamento. As pessoas buscam algo mais do que apenas um corpo bonito – elas querem saúde e bem-estar. Caminhamos cada vez mais para o conceito do wellness. Esse é um mercado muito mais atrativo, com índices que apontam um faturamento de 1.5 trilhões de dólares e crescimento de 10% a 15% ao ano.
Em minha participação na IHRSA Fitness Brasil quero levar levantar várias questões e fazer provocações. Como você está posicionado no mercado? Qual o produto ou serviço que o profissional de educação física, o gestor, o CEO tem para vender? Também vou apresentar vários exemplos de conexões que podem ser feitas, falar do senso de comunidade. Estamos em um momento altamente colaborativo. Como podemos nos ajudar uns aos outros?
E como se comunicar, vender produtos e serviços nesse “novo mercado”?
A comunicação é um dos grandes desafios. O número de pessoas ingressando no mundo digital cresce vertiginosamente. Grande parte delas, assim com a “geração Z” só acessa conteúdo por meio do celular e dispositivos eletrônicos. Será que você está atingindo esse público?
Na minha área, por exemplo, não levo muito tempo para fazer o contrato de trabalho de um atleta. Já para preparar o contrato de imagem posso levar semanas. Isso porque hoje ele é um hub de conteúdo. Aliás, todos somos.
Então, até mais importante do que responder minha pergunta acima, é estar atento às transformações que estão acontecendo. O mercado está cada vez mais nichado. E todo mundo tem seu público.
É praticante de algum esporte?
Meu esporte é o bem-estar. Já fui skatista profissional. Hoje corro e faço musculação. Tenho uma vitalidade que não teria se não tivesse aderido à atividade física. É meu guia, meu propósito. E em minha vida profissional, sou testemunha de vidas salvas graças ao esporte, que vira um propósito. Estou muito animado para o encontro com a comunidade do fitness, do esporte, do bem-estar na IHRSA Fitness Brasil.
Gostou? Compartilhe: