Em entrevista ao FitBR News, Samir Zetun, VP global de academias, fala sobre o crescimento da empresa em sua primeira década, os próximos passos e o encontro no grande evento do fitness em agosto
Yara Achôa, Fitness Brasil
22/7/2022
Muitas empresas e serviços nascem das dores de seus próprios fundadores. Foi exatamente assim com o Gympass. “A partir da nossa experiência percebemos que pagávamos a academia e não havia nenhuma forma mais flexível para que pudéssemos conhecer o serviço e nos encantar com alguma atividade. Então, a ideia era criar uma porta de entrada para novos clientes e para retomar ou reintegrar os ex-alunos para o mercado novamente – porque uma vez que eles pagavam a mensalidade e não usavam os serviços, acabavam não retornando”, contou João Barbosa, cofundador da empresa, em recente entrevista ao FitBR Cast, da Fitness Brasil.
Com 10 anos recém completados, hoje o negócio se transformou em uma plataforma de bem-estar – e não para de crescer e inovar. Para falar dessa trajetória de sucesso e da participação na IHRSA Fitness Brasil 2022, como um dos patrocinadores ouro, recebemos Samir Zetun, VP global de academias do Gympass, na entrevista que você confere a seguir.
O que mudou de 2012, ano de criação do Gympass, para cá?
Não dá para falar em uma única mudança. Passamos por uma série de transformações. Uma das principais foi migrarmos de b2c para b2b. O benefício tornou-se corporativo – hoje somos 100% corporativos. O oferecimento de serviços digitais também representa uma revolução importante, solidificada pela pandemia. Antes da grande crise de saúde mundial já olhávamos para outros canais de consumo, mas até então éramos 100% presenciais. A pandemia nos levou a buscar uma solução mais completa e passamos a agregar outros produtos de bem-estar na plataforma. Atualmente formamos a maior rede de academias, estúdios e apps de bem-estar.
Quais as principais conquistas do Gympass nessa primeira década?
A empresa foi criada para atender uma necessidade pontual de passes de academia. A primeira virada de chave no negócio aconteceu quando nosso público passou de “pessoa física” para “pessoa jurídica” (*). Esse foi um dos pontos marcantes, um dos principais impulsionadores do sucesso do Gympass. Outra conquista foi que, entendendo o modelo como único e diferente no mundo, expandimos fronteiras. O primeiro passo internacional nos ajudou a alçar voos mais altos. Isso aconteceu em 2015, quando levamos o Gympass para o México. Quando o João Barbosa e o César Carvalho começaram a empresa, a ideia era ter mais academias na base do que estrelas no céu. Hoje temos 10 vezes mais academias do que no início. São mais de 55 mil parceiros em 11 países – Brasil, Argentina, Chile, México, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Inglaterra, Irlanda, Itália, Romênia. No Brasil estamos em quase 2 mil cidades, de norte a sul. Pelo mundo, são outras tantas milhares de cidades atendidas. Nossos clientes corporativos ultrapassam 6 mil empresas – grandes empresas investindo em bem-estar a seus inúmeros colaboradores. Tudo isso nos ajudou a chegar onde estamos hoje.
(*) Na entrevista ao FitBR Cast, João Barbosa falou como aconteceu essa mudança: “Vimos que as academias, todos os nossos parceiros, faziam um trabalho muito legal de prospecção, de capitação de clientes. E nossa ideia de trabalhar somente com público corporativo era entender aonde poderíamos agregar para esse mercado. Porque vender os planos ou vender o Gympass para uma pessoa física, a só estaríamos brigando pelo mesmo cliente. Todo mundo sabe que se nós temos funcionários ativos, mais saudáveis, fazendo atividade física, eles vão ser mais produtivos; podemos reduzir sinistralidade em planos de saúde. Qual o grande desafio por parte das empresas? Oferecer essa atividade física de modo sustentável, de modo escalável e que seja acessível para todos. A gente faz isso: retiramos as barreiras por parte das empresas para que possam investir em algo que é positivo para os colaboradores. E uma vez que a gente consegue desbloquear esse investimento, transferimos tudo para nossos parceiros. Conseguimos trazer muita gente nova – hoje entre 80% e 90% das pessoas que levamos para as academias são clientes novos, que nunca haviam feito atividade física antes.”
E para os próximos 10 anos, quais as perspectivas do negócio?
A pandemia nos tornou ainda mais atentos ao mercado. E nosso trabalho caminhou para soluções mais completas de bem-estar. Entendemos que daqui para frente o caminho é esse: o bem-estar vai se sobrepor à estética e performance de antes. Nossos próximos passos são no sentindo de agregar mais produtos e serviços para o bem-estar para qualquer hora, lugar e fase de vida. Sempre com um olhar acolhedor para que cada vez mais pessoas possam ser cada vez mais ativas.
O Gympass é patrocinador da IHRSA Fitness Brasil 2022. Qual a importância do evento para o mercado e o que vocês esperam dele?
Consideramos a IHRSA Fitness Brasil um momento muito importante para ouvir, discutir, entender e aprender sobre o mercado. E isso se dá com a reunião de grandes palestrantes, as novidades em produtos e serviços apresentados pelas marcas, o networking. Profissionais da educação física, gestores, donos de academias e estúdios devem aproveitar esse ambiente, circular por todo o evento. Nós levaremos a Arena Gympass, onde acontecerão várias ações, palestras, treinamentos. Estaremos ali para fazer negócios e ajudar o desenvolvimento de nossos parceiros, com o propósito de tornar as pessoas cada vez mais ativas. Mas queremos que nossa maior contribuição seja colaborar com conteúdo para o mercado. Porque acreditamos que o conhecimento é o que torna a IHRSA FB tão especial. Esperamos todos por lá.
A 23ª IHRSA FITNESS BRASIL 2022, maior encontro da indústria do fitness, saúde e bem-estar da América Latina, acontece de 17 a 20 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Quando: quarta 17/8 somente palestras e cursos (não haverá feira); quinta 18/8, feira das 11h às 21h; sexta 19/8, feira das 11h às 21h; sábado 20/8, feira das 11 às 21h
Onde: Transamérica Expo Center, São Paulo: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Confira a programação completa aqui
Gostou? Compartilhe: