Campeão mundial de jiu-jitsu, Fabio Gurgel vai mostrar o que o esporte pode ensinar aos negócios na IHRSA Fitness Brasil 2022
Yara Achôa, Fitness Brasil
10/8/2022
Foi aos 13 anos que Fabio Gurgel começou a praticar jiu-jitsu. Dedicado, logo se tornou um atleta de sucesso, com inúmeras conquistas aos longo da vida. Só para citar algumas: quatro vezes campeão mundial do esporte e membro do Hall da Fama pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF). Paralelamente como professor e treinador formou diversos outros campeões e construiu a academia mais bem sucedida do Jiu-Jitsu, liderando a equipe de competição e tornando o time mais vencedor da história. Depois, deu início a um novo desafio como cofundador e CEO da Alliance Jiu-Jitsu – que hoje conta com mais de 300 filiais em todos os continentes e é referência através de sua metodologia pelos 13 títulos mundiais conquistados e pela formação de atletas que são exemplos de força, dedicação e união.
E seu destaque vai além dos tatames. O atleta tem especializações como Disruptive Strategy na Harvard Business School e Brand Strategy Sprint/ Business Strategy Sprint/ Complete Manager Sprint com Scott Galaway, da Escola de Negócios da Universidade de Nova York.
Todas essas credenciais tornam imperdível a palestra “Liderança Faixa Preta” que Fabio Gurgel levará para a IHRSA Fitness Brasil 2022, no dia 18 de agosto, às 17h10.
Confira a seguir a entrevista exclusiva ao FITBR News para você entender porque deve fazer parte desse encontro.
O que o seu esporte traz de ensinamentos e como aplicá-los no mundo dos negócios?
Nos deparamos diariamente com inseguranças e incertezas. Mas a luta me ensinou a não ter medo. Aprendemos no Jiu-Jitsu que lutar não é fácil e é bom que não seja, pois isso nos tira da zona de conforto e nos faz evoluir. De tanto praticarmos o ganhar e o perder nos acostumamos com os movimentos de cair e levantar quantas vezes forem necessárias. E como aprendemos com Charles Darwin, ganha o jogo não o mais forte ou o mais rápido, mas sim aquele que melhor se adapta e continua no jogo. Desenvolver a resiliência é chave para qualquer forma de sucesso e não há melhor lugar para praticar isso que no Jiu-Jitsu.
Você prega “aprender a ter conforto no desconforto”, fala muito em trabalhar a coragem. Por que considera isso importante?
Você enfrentar o medo é a coragem. Quando você evita o confronto do medo, vai desenvolvendo um caminho muito perigoso, que é o estado de espírito da covardia. E talvez não tenha defeito maior no ser humano do que a covardia. Essa é uma estrada que só tem coisa ruim. O covarde é o que não se coloca em nenhuma condição de risco, que prefere viver no conforto, que empurra o problema para os outros, que culpa os outros pelo fracasso. Esse é o cara que definitivamente a gente não quer ser. Devemos buscar ser aquele que enfrenta, que vai para o risco e se acostuma nele. As coisas interessantes não acontecem na zona de conforto. Coragem significa você se permitir sair da zona de conforto o tempo inteiro e cada vez mais frequentemente para que ir se acostumando com o extremo, onde existe o caos e onde ninguém quer ficar muito. É lá que as coisas extraordinárias acontecem.
Que mensagem pretende levar para os profissionais de educação física, gestores, empreendedores, enfim, para o mercado fitness?
Na IHRSA Fitness Brasil vou falar um pouco da minha história no jiu-jitsu e compartilhar minhas vivências à frente dos negócios do esporte. Na pandemia, por exemplo, tivemos uma queda de movimento pequena (cerca de 35%), comparado à das academias. Os alunos continuaram a pagar as mensalidades das escolas, mesmo com elas fechadas. Talvez porque o jiu-jitsu não seja apenas uma prática esportiva, mas um lugar de amizade e pertencimento. É um desafio do mundo fitness olhar para isso. Estamos falando em clientes e relacionamentos – são eles que mandam no negócio. Mais importante do que técnica, é entender de pessoas e o que elas estão buscando.
A 23ª IHRSA FITNESS BRASIL 2022, maior encontro da indústria do fitness, saúde e bem-estar da América Latina, acontece de 17 a 20 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Quando: quarta 17/8 somente palestras e cursos (não haverá feira); quinta 18/8, feira das 11h às 21h; sexta 19/8, feira das 11h às 21h; sábado 20/8, feira das 11 às 21h
Onde: Transamérica Expo Center, São Paulo: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Confira a programação completa aqui
Gostou? Compartilhe: