Ivan Martinho, CEO da World Surf League (WSL) para a América Latina, responsável por comandar a região que vive grande ascensão na modalidade, é destaque na IHRSA Fitness Brasil 2022
Yara Achôa, Fitness Brasil
12/8/2022
Com 26 anos de carreira, mais da metade dedicada ao esporte e entretenimento – passando pela T4F, Traffic, Flix Media e Fox –, Ivan Martinho hoje é CEO World Surf League (WSL) Latam, a Liga Mundial de Surfe, na América Latina, e conhecido como o “chefão” da modalidade. Isso porque sob sua gestão, o esporte, além de ter ganho visibilidade e conquistado grandes títulos, passou a atrair investimentos de outros setores não relacionados diretamente a ele.
Apaixonado por atividade física e frequentador de academia há quase três décadas, ele leva sua experiência de gestor à 23ª edição da IHRSA Fitness Brasil 2022, no dia 17 de agosto, às 14h20, com a palestra “Como o crescimento do surfe no Brasil pode inspirar iniciativas inovadoras nos negócios”.
Confira a seguir a entrevista exclusiva ao FITBR e se prepare para muito mais no encontro com o CEO da WSL.
Como reagiu ao convite para palestrar na IHRSA FB?
Tenho forte ligação com esse universo. Sou frequentador de academia há 27 anos. E vejo como um privilégio unir a paixão pelo esporte com a vida profissional. Isso me faz feliz e me leva também ao dever de compartilhar conhecimentos, experiências as quais tenho acesso e vivências com meus pares, para colaborar com o crescimento de toda a indústria.
O que o esporte pode ensinar ao mundo dos negócios?
Muita coisa. Esporte é uma grande fonte de soft skills, referência de motivação, autocontrole, trabalho em equipe, enfrentamento de bons e maus momentos. O esporte tem uma relação íntima com os negócios e a sociedade. Deveria ser inspiração para todo mundo.
Que mensagem pretende levar para os profissionais de educação física, gestores, empreendedores, enfim, para o mercado fitness?
Vou falar do case WSL, como o crescimento do surfe no Brasil pode inspirar iniciativas inovadoras nos negócios. As marcas e a mídia ainda priorizam o futebol, mas conseguimos mostrar que o surfe também tem espaço. O surfe profissional foi construído com base em marcas diretamente relacionadas ao esporte, sejam de equipamentos, roupas ou acessórios. E hoje o portfólio de patrocinadores é bem variado, com empresas dos mais diversos setores. Isso se deu pela abertura de oportunidades que a estratégia de contar histórias dos surfistas e mostrar sua intimidade fora dos períodos de treino e competição trouxe. Outro fator que contribuiu com a mudança de perfil foi a abertura de espaço para o surfe no noticiário além do esporte, o que se intensificou durante as Olimpíadas especialmente com o ouro de Ítalo Ferreira. O esporte foi se transformando, fazendo com que novas pessoas olhassem para a modalidade e marcas passassem a patrocinar mesmo sem ter relação direta. Penso que o mundo fitness também pode ampliar seus horizontes; sair de sua bolha e aproveitar a democratização para expandir. Com isso, todos serão beneficiados. Cada pessoa dessa indústria é um interlocutor. Todo mundo é uma vitrine. Quero levar a mensagem da importância do profissionalismo em todos os setores do mercado.
A 23ª IHRSA FITNESS BRASIL 2022, maior encontro da indústria do fitness, saúde e bem-estar da América Latina, acontece de 17 a 20 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Quando: quarta 17/8 somente palestras e cursos (não haverá feira); quinta 18/8, feira das 11h às 21h; sexta 19/8, feira das 11h às 21h; sábado 20/8, feira das 11 às 21h
Onde: Transamérica Expo Center, São Paulo: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Confira a programação completa aqui
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