Grandes empresas estão confirmadas, além de lançamentos para academias, estúdios e centros esportivos e inovações diversas para o universo da atividade física, saúde e bem-estar
Yara Achôa, Fitness Brasil
15/8/2022
Maior encontro da indústria fitness, de saúde e bem-estar da América Latina, a 23ª IHRSA Fitness Brasil 2022 acontece de 17 a 20 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Além dos tradicionais conteúdos de gestão e negócios, o evento traz ampliação da programação técnica para profissionais; programação especial para estudantes de Educação Física, gestores de condomínios e hotéis, amantes e simpatizantes dos hábitos saudáveis de vida e muitas opções de entretenimento.
E conta também com uma exposição que, anualmente, é palco dos principais lançamentos das marcas, com o objetivo de trazer inovação, benefícios e investimentos estratégicos para este mercado que movimenta mais de R$ 2 bilhões por ano no Brasil, segundos dados da International Health, Racquet & Sportsclub Association (IHRSA).
Confira alguns lançamentos e novidades que serão mostrados na feira.
- Equipamentos – lançamentos inéditos no Brasil
– Máquina de escalada vertical – A BRW Sports Group vai apresentar o CLMBR, máquina de escalada vertical ergonômica aprovada por LeBron James, Novak Djokovic, Drake e Jay–Z. O equipamento une eficiência de alta queima de calorias a forma divertida e envolvente de se exercitar. Pode-se fazer um treino de corpo inteiro, com baixo impacto e alta intensidade – tudo em um único equipamento. O produto é sucesso de vendas nos EUA.
– Esteira tecnológica – O estande da Casa do Fitness trará novidades das suas já consagradas marcas: Speedo, Starke, WaterRower, Body Bike e Schwinn. Também lançará uma nova marca no Brasil, que promete revolucionar o ambiente das academias: a Le Forzz, marca europeia que chegou com exclusividade na rede Cia Athletica. Ela tem a esteira mais moderna e tecnológica do Brasil. Haverá uma experiência imersiva com o novo equipamento.
– Linha +Core, muito além do Pilates clássico – A Live Equipamentos é uma empresa focada em aparelhos fitness inovadores para estúdios de pilates, academias e clínicas de fisioterapia. A primeira linha, chamada de V, foi desenvolvida por Rodrigo Dias de Siqueira, fisioterapeuta e ex-atleta profissional, com o objetivo de proporcionar mais liberdade de movimentos por meio de exercícios sem impacto, que preservam totalmente as articulações e trabalham os três planos da coluna. Ela foi destaque no programa Shark Tank Brasil, do canal Sony, no ano passado. A empresa também apresentará na IHRSA Fitness Brasil a nova linha +Core Pilates, que trouxe inovação aos aparelhos tradicionais de Pilates. Os equipamentos, produzidos em aço carbono, possuem funcionalidades inéditas, que multiplicam as possibilidades de movimentos e resultados dentro da metodologia, em exercícios que vão desde o Pilates clássico ao contemporâneo.
- Negócios que se destacaram na pandemia e seguem crescendo
– Gympass: com 10 anos recém completados, hoje o negócio migrou de b2c para b2b tornando-se 100% corporativo. Samir Zetun, VP global de academias do Gympass, pode contar a trajetória da empresa que, atualmente, é uma grande plataforma de academias, estúdios e apps de bem-estar.
– Konnen Fitness: referência no mercado de equipamentos fitness, tem como diretor comercial Said Abdo, que pode falar sobre o fornecimento de produtos com qualidade de importados e melhor custo-benefício entre os nacionais. Novidades: uma exclusividade fechada com um exportador de maior qualidade da China; aplicativo diferenciado, com experiência de realidade virtual; lançamento do e-commerce; e abertura de lojas em shoppings luxuosos de São Paulo.
– Pacto Soluções: empresa de tecnologia pioneira no segmento, aposta em novo posicionamento, mas mantém a mesma essência de ajudar os clientes a performar a gestão dos negócios e os resultados financeiros, como seu elogiado sistema. Disponível para entrevistas: Tibério Lemes, diretor de marketing da Pacto Soluções.
- Novidades em Franquias
– Studio Integrado Mormaii Fitness: com mais de 50 unidades pelo Brasil, é uma franquia com metodologia própria e exclusiva de treinamento voltada para os que procuram alternativas a academia convencionais. O método reúne os melhores exercícios de técnicas como pilates, treinamento funcional e cardio, associados ao Five Konzept, metodologia alemã trazida com exclusividade pela Mormaii ao Brasil.
– Red Fitness: a rede de academias lança novo modelo de negócio, realizando a expansão por todo o País por meio do franchising. Para 2026, o objetivo é somar 70 academias e atender cerca de 140 mil alunos. O faturamento médio mensal é de R$ 322.000,00. Também abrem números para o investimento. Além das modalidades tradicionais, oferece a micro gym Red Burn – modelo patenteado de treino.
– Moov Fit Pro: primeira franquia de eletroestimulação com tecnologia livre no mercado brasileiro associada ao treinamento de resistência em um estúdio. Plano de negócio comprovado e validado, com investimento de R$ 400.000,00 e payback de 16 a 18 meses.
– Panobianco: atualmente com mais de 100 unidades e mais de 120 mil alunos ativos, o foco é firma-se como uma marca forte no meio fitness nacional, além de continuar proporcionando saúde e bem-estar em todo território brasileiro. Vai atender e tirar dúvidas sobre o modelo de negócio, projeto de expansão e novas oportunidades na rede.
– E-Fit: principal marca de eletroestimulação do mundo. Tem três unidades em funcionamento e planejamento de abertura de mais 50 unidades nos próximos 24 meses. Boa oportunidade de negócios, com lucratividade média superior a 30% ao mês, segundo Ale Rojas, sócio proprietário da franquia, filiada à ABF.
- Sustentabilidade nas academias
– Crossfit Pisos: pisos ecológicos e com amortecedores de impacto, produzidos a partir de grânulos de borracha reciclada e aglomerantes. Oferecem um segundo destino para pneus inservíveis, por meio de produtos que reúnem tecnologia e responsabilidade socioambiental. Novidades: Monster Fitness (R$ 99,00 m²) e Pista de Corrida (R$ 280,00 m²).
- Recursos voltados aos cuidados com a saúde
– Totalpass Brasil: benefício corporativo que surgiu com o intuito de descomplicar a vida dos colaboradores, focando na saúde física e mental. Dois tipos de parceria são possíveis: Total Mind (saúde mental) e Total Fit (academias/estúdios).
– Selfloops: sistema de monitoramento por frequência cardíaca para atividades físicas coletivas, cujo preço varia de R$ 299,00 a R$ 1.200,00.
– Quick Shock Brasil: serviço de locação de Desfibrilador Externo Automático (DEA), juntamente com kit de acessórios (em uma maleta personalizada), para auxiliar leigos a atenderem vítimas de parada cardiorrespiratória (morte súbita) em ambientes extra hospitalar até a chegada do serviço médico de emergência. Valor: entre R$ 350,00 e R$ 450,00 por mês, com tudo incluso (equipamentos, cursos, manutenções preventivas/corretivas e calibrações dos equipamentos).
- Tecnologia para academias
– Go Gym: aplicativo, um “coach” de saúde que as academias podem oferecer a seus alunos, com conteúdo de saúde e performance. A assinatura custa R$ 299,00/mês para 50 usuários (alunos).
– Wehelp Software Nps: plataforma de NPS (pesquisas de satisfação com os seus clientes), fornecedor das maiores redes de academias do país. Novidades: lançamento do benchmark de academias e de estúdios/ microacademias; e Selo de Excelência em gestão da experiência dos clientes em academias. A partir de 19 dólares mensais.
– Integrafácil: locações de controle de acesso com um valor competitivo dentro do mercado (a partir de R$ 600), com garantia para contratantes e segurança de dados dos clientes.
– Classpass: maior market place de fitness e wellness no mundo, o app concentra diversos parceiros de diferentes gêneros esportivos, além de bem-estar e saúde. Qualquer pessoa pode assinar, sem depender de vínculo empresarial. Existem diferentes planos, a partir de R$ 35,00/ mês.
- Modalidades fitness
– Zumba®: traz dois programas que seguem crescendo mundo afora: Zumba®, baseado em dança, e Strong Nation®, baseado em HIIT. Os treinamentos têm o preço de cerca de US$ 399, mas na feira serão disponibilizados descontos especiais de até 70%. Fundada em 2001, é a maior empresa de fitness de marca do mundo – com mais de 18 milhões de participantes semanais, em 200 mil locais, em 186 países.
– Les Mills Brasil: prepara o lançamento oficial do novo programa de treinos coletivos, o Powerjump Express. Trata-se de um treino coletivo de 30 minutos, que utiliza um minitrampolim como acessório, composto por exercícios selecionados e coreografados em uma rotina de repetições simples e cíclicas. Tem como base os princípios de treinamento funcional, intervalado, HIIT e as variáveis velocidade, amplitude, segurança, eficiência e intervalos de esforços e recuperações. Voltado para academias e estúdios e instrutores que queiram capacitar-se para dar aulas, a partir de R$ 99,00.
– Exxentric: com 11 anos de mercado, presente em mais de 70 países, produz dispositivos de treinamento isoinercial de força. São os pioneiros em Flywheel Training – equipamento que permite ampla gama de aplicações e também de fácil acesso ao treinamento de sobrecarga na contração excêntrica, com um tamanho compacto. Já adotado por equipes profissionais e uma febre entre atletas de elite e olímpicos. É a primeira marca de treinamento isoinercial a participar como expositor da IHRSA Fitness Brasil. Um sistema inicial custa entre R$5.000 e R$ 8,000.00.
- Produtos e vitrines
– General Belt: lonas e correias para motor, para esteiras, elípticos e bicicletas. O destaque é a lona que não necessita lubrificação, com alta demanda no mercado fitness.
– Iron Bag Brasil: bolsas térmicas feitas artesanalmente, sendo a Iron Bag PRO o recém-lançamento da marca. Com tamanho “gigante”, foi desenvolvida para atletas que precisam levar todas as suas refeições do dia. Tempo médio de armazenamento: de 10h a 12h (frio).
– Kikos Fitness: aparelhos de academias. Pioneira no segmento fitness nacional há mais de 30 anos, seus produtos variam de menos de R$ 100,00 até equipamentos de alta performance com valor superior a R$ 60.000,00. Realizam operações omnichannel, unindo as lojas físicas ao e-commerce (site) e a outros importantes canais do varejo.
– Fitpulley: empresa brasileira atuante no desenvolvimento e comercialização de equipamentos fitness desde 2014, com base na resistência elástica para oferecer carga com produtos leves e compactos. A novidade será o lançamento de uma linha completa de aparelhos de ginástica, além da exposição do equipamento estruturado FC120 E.PLUS e dos recentes FITBASE 16, FITBASE 8 e FITFISIO.
Esses são apenas alguns destaques da IHRSA Fitness Brasil 2022, que conta com mais de 80 marcas participantes.
Mais sobre o evento
A programação completa do evento pode ser conferida aqui
SERVIÇO – IHRSA Fitness Brasil 2022
Congresso: dia 17 de agosto haverá somente palestras e cursos (não haverá feira)
Data da feira: 18 a 20 de agosto – feira das 11h às 21h
Endereço: Transamérica Expo Center, São Paulo: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
A 23ª IHRSA FITNESS BRASIL 2022, maior encontro da indústria do fitness, saúde e bem-estar da América Latina, acontece de 17 a 20 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Quando: quarta 17/8 somente palestras e cursos (não haverá feira); quinta 18/8, feira das 11h às 21h; sexta 19/8, feira das 11h às 21h; sábado 20/8, feira das 11 às 21h
Onde: Transamérica Expo Center, São Paulo: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Confira a programação completa aqui
feira super importante para a sociedade como um todo em especial os estudantes de educaçao fisica aprovada