CEO da World Surf League (WSL) para América Latina, o keynote conquistou a plateia da IHRSA Fitness Brasil com a palestra “Como o crescimento do surfe no Brasil pode inspirar iniciativas inovadoras”
Yara Achôa, Fitness Brasil
17/8/2022
Falando a linguagem do esporte, Ivan Martinho, CEO da World Surf League (WSL) para América Latina, foi o segundo keynote a subir no palco da 23ª IHRSA Fitness Brasil 2022, maior encontro da indústria fitness, saúde e bem-estar da América Latina, que acontece de hoje até sábado, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A partir do case WSL, ele mostrou a importância de ampliar horizontes, conquistar novos públicos e patrocinadores, beneficiando todo o ecossistema.
Confira a seguir os principais insights.
Concorrência forte
O surfe falava com determinado público, com o que chamamos de fãs. Para crescermos, tínhamos de ampliar as narrativas que fossem legítimas a nosso negócio. Mas como ampliar horizontes do esporte que compete com outros esportes, música, entretenimento, streaming, celular, família?
Ponto de virada
Observando backdrop de eventos de surfe de anos atrás, víamos que o esporte dependia de dois tipos de investidores: marcas endêmicas (que faziam parte daquele universo) e destinos turísticos (que tinham interesse em divulgar lugares para a prática do surfe). O ponto de virada foi quando ampliamos nosso alcance para um grupo maior de pessoas, passando a ocupar um espaço na mídia para que outros falassem da gente.
Novos desafios
Aprendemos a nos manter em evidência, criando sustentáculos para não depender de medalhas e outras coisas ligadas estritamente ao esporte. Fomos pelo caminho de explorar o estilo de vida que há por trás da atividade, não falando necessariamente só com praticantes. Entendemos que precisávamos ser relevantes todos os dias do ano. Isso beneficia todo o ecossistema. Todos crescem.
Pilares com alma e legitimidade
No case WSL, eles são: performance; igualdade e inclusão (a liga foi a primeira a igualar premiação entre homens e mulheres); sustentabilidade (trabalhando projetos ligados a preservação dos oceanos, já que a prática esportiva é realizada no mar); life style (que é aspiracional e envolve uma infinidade de outros setores, como viagem, moda, música).
Temos ídolos – isso é importante e ajuda a colocar o esporte sob os holofotes. Mas não paramos por aí. Trouxemos boas histórias para contar.
Novas marcas para o surfe
Atraímos marcas não endêmicas – que não estão diretamente ligadas ao esporte, mas que são relevantes em seus segmentos e podem conversar com nosso público. Atualmente 45 milhões de fãs. Com novos canais, trilhando novos caminhos, conversamos com uma audiência impensável tempos atrás.
A 23ª IHRSA FITNESS BRASIL 2022, maior encontro da indústria do fitness, saúde e bem-estar da América Latina, acontece de 17 a 20 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Quando: quarta 17/8 somente palestras e cursos (não haverá feira); quinta 18/8, feira das 11h às 21h; sexta 19/8, feira das 11h às 21h; sábado 20/8, feira das 11 às 21h
Onde: Transamérica Expo Center, São Paulo: Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro
Confira a programação completa aqui
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