Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil
Sua escola de natação ou academia está preparada atender as necessidades de desenvolvimento integral dos alunos, principalmente as crianças? Como organizar seu negócio focado nas necessidades de desenvolvimento humano, saúde e bem-estar tornando-o mais envolvente, consistente, transmitindo valores virtuosos e estimulando competências importantes no futuro das crianças e jovens?
Não quero aqui exercer apenas a visão pedagógica, mas também a de negócio. E estimulá-lo a pensar de forma sistêmica. Ou seja, ter um produto alinhado às necessidades e demandas do mercado, com inovação, satisfação dos clientes e resultados financeiros prósperos.
Portanto, compartilho aqui algumas sugestões para a construção de um produto “aulas de natação” consistente que gere resultados e impactos positivos a todos que fazem parte dele: instituição, alunos e equipe.
1. Já falei em outro artigo sobre o alinhamento das escolas de natação com o processo escolar. Temos uma conexão direta com este mercado e ajustar nossos serviços aos objetivos de educação é decisivo para o crescimento saudável das academias.
2. Educação através da natação traz para as aulas de natação o desenvolvimento de competências cognitivas, produtivas, sociais e pessoais com base nos quatro pilares da Educação da UNESCO: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a Conviver; Aprender a Ser. (Relatório da Unesco sobre Educação para o Século XXI)
3. As aulas de natação com todas suas variáveis e possibilidades de aplicação são ferramentas poderosas para aplicação dos quatro pilares. Eles podem ser incluídos de forma recorrente ao longo das aulas, como, por exemplo, programar o mês da “organização”. Através das aulas, as crianças aprenderão o conceito da organização, como ser organizado, o impacto em sua vida e na vida de todos que os cercam. Tudo isto por meio do ato de nadar.
4. Criar projetos temáticos para desenvolvimento das competências e aproveitá-los para realizar uma ação de prospecção e retenção dos clientes. Para ajudar, acesse aqui link de uma campanha realizada aos credenciados MGB com foco no nadar, desenvolvimento de valores virtuosos e participação nas aulas.
5. Gerar valor no seu produto por meio de materiais pedagógicos que transmitam a evolução técnica (aprender os nados) e comportamental dos alunos. Estes materiais dão consistência ao produto, geram senso de progresso aos tutores, motivam os alunos e podem ser vendidos como kit pedagógico, aumentando a região de lucro com cada cliente.
Ensinamos a nadar, desenvolvemos a saúde e educamos para que nossas crianças se tornem adultos melhores e estejam preparadas para um mundo complexo e cheio de transformações.
Grande abraço!
Almir Marchetti é bacharel em Educação Física (UMC), especializado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), Pós-graduado em Administração de RH (Faculdades Anhembi-Morumbi), sócio-gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges, Consultor Pedagógico da Metodologia Gustavo Borges |
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