Por Almir Marchetti, colunista Fitness Brasil
Sua academia busca diversificar as atividades na natação com aulas especiais, eventos e torneios? Você já mediu a eficácia destas atividades para a retenção e prospecção de alunos? Como incluir estes eventos na programação para que eles também potencializem o aprendizado e a saúde dos praticantes, motivem e criem senso de pertencimento de seu time e tragam resultados para seu negócio?
As atividades extra aulas como eventos, torneios competitivos e aulas especiais, internos e externos, contribuem no processo de fidelização e motivação dos nossos alunos. Elas devem fazer parte de toda organização pedagógica do processo de ensino, desenvolvimento dos nados e capacidade física. Através destes eventos é importante lançarmos desafios, definirmos metas e estimularmos nossos alunos a buscar seu potencial máximo de desempenho e aprendizado.
Sou um apaixonado e praticante da natação em águas abertas. Em 2019 tivemos no calendário mais de 250 provas de natação em praias e represas com público estimado de dois mil participantes. Este ano (pós-pandemia) teremos por volta de 120 competições e a adesão cresce anualmente – já tivemos grandes eventos com mais de três mil participantes. Mas por que falar disto? Porque temos uma grande oportunidade dentro de nossas academias em aumentar o número de clientes organizando equipes de natação em águas abertas para os públicos infantil e adultos. Estas competições promovem a socialização, a autossuperação, melhoram a autoestima e mantém os alunos motivados e participando das aulas.
Tão importante quanto as atividades externas, as ações e eventos internos diferenciam nossas entregas, movimentam a rotina dos alunos na academia e devem ser realizadas ao longo do ano. Aproveite as datas comemorativas (Carnaval, Páscoa, Dia das Crianças, dos namorados, Natal) e celebre com seus alunos através de aulas especiais. Crie ações de prospecção e retenção dos alunos com base nestas datas. Por exemplo: no Dia do Amigo ofereça uma condição especial de matrícula a um amigo de seu cliente. Busque parceiros comerciais que possam auxiliar com brindes, café da manhã, premiação aos alunos participantes.
Enfim as possibilidades são muitas. Use toda sua criatividade, ofereça aos seus clientes um produto único com programas e rotinas diferenciadas.
Planeje com antecedência, faça suas melhores entregas, acolha e surpreenda seus alunos.
Cultive a excelência e colha prosperidade!
Grande abraço!
Almir Marchetti é bacharel em Educação Física (UMC), especializado em Fisiologia do Exercício (UNIFESP), Pós-graduado em Administração de RH (Faculdades Anhembi-Morumbi), sócio-gestor da Escola de Esportes Gustavo Borges, Consultor Pedagógico da Metodologia Gustavo Borges
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