Por Edina Camargo, colunista Fitness Brasil
A publicação lançada em 2021, pelo Ministério da Saúde, contou com a participação de cerca de 60 pesquisadores da área. Eu, professora Edina Camargo, tive o prazer de ser uma das pesquisadoras selecionadas para a escrita deste documento, que atualmente representa um marco para a Educação Física. E por este motivo, resolvi falar um pouco sobre o GUIA.
O objetivo da publicação foi incentivar a prática regular e, principalmente, mostrar que manter uma vida ativa pode ser mais simples que parece. O GUIA aborda a prática de atividade física em diversos contextos, grupos e ciclos de vida, além de trazer recomendações sobre a quantidade, a intensidade e exemplos de atividades aeróbicas, de força e de equilíbrio, além de indicações para um estilo de vida ativo.
Uma vida ativa promove benefícios para todas as idades e vale para todo mundo. Mesmo em intensidades mais baixas, essa prática é bem-vinda. Afinal, fazer qualquer atividade física é melhor do que não fazer nada. E, levando em consideração que a infância é um importante período de desenvolvimento físico, psicológico e social, quanto mais cedo a atividade física é incentivada e se torna um hábito na sua vida, maiores os benefícios para sua saúde. Portanto, “Quanto antes começar, melhor!”
No documento são apresentadas informações e recomendações específicas para crianças de até 5 anos, crianças e jovens de 5 a 17 anos, adultos e idosos, gestantes e mulheres no pós-parto, pessoas com deficiência e para a educação física escolar. Aproveito para lembrar aqui, que poucos países possuem em seu GUIA, um capítulo exclusivo para a educação física escolar, o que demonstra a preocupação com o tema.
A publicação visa estimular a adoção de uma vida mais ativa para a população brasileira, de maneira acessível. O GUIA explica conceitos básicos, tais como: definição de atividade física, de exercício físico, afinal: “Todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico”, compreender isto é importante. Demonstra como a atividade física pode fazer parte do dia a dia, apresentando as possibilidades e oportunidades que temos de ser ativo (a) fisicamente. Apresenta, de maneira clara, como perceber a intensidade das atividades que realizamos (leve, moderado ou vigoroso). Mostra que “Cada Movimento Conta”, então, comece fazendo trocas na sua rotina (troque o elevador pela escada; o carro pela caminhada; faça reuniões em pé ou caminhando). Inclua exercício na sua vida, nem que seja 15 minutos/dia, é melhor 15 minutos feito, do que 60 minutos não concluídos.
E você, profissional da educação física, compartilhe em suas mídias sociais este documento, para que a cada dia, um número maior de pessoas torne-se ativo fisicamente.
Referências
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf
Doutora em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, com linha de pesquisa em Atividade Física e Saúde. E-mail edinacamargo@gmail.com Instagram @camargoedina
Excelente!