Por Alexandre Evangelista, colunista Fitness Brasil
Existe isso de “eu ganho peso porque tenho metabolismo lento”? Mesmo o metabolismo sendo considerado o grande vilão da obesidade, ele não tem relação com o ganho de peso! Na verdade, o metabolismo permanece relativamente constante dos 20 até os 60 anos. Portanto, com exceção de uma condição médica importante, o metabolismo não pode ser culpado pelo ganho de peso excessivo durante a vida. Mesmo após os 60 anos, o gasto energético diminui, mas o declínio é bastante gradual, com uma taxa inferior a 1% ao ano (Pontzer et al. 2021).
Além disso, é muito comum ouvirmos de algumas pessoas que “eu como muito pouco ou quase nada o dia inteiro e, mesmo assim, ainda estou ganhando peso”. E mesmo estando sob dietas hipocalóricas (geralmente menos de 1200 kcal/dia), algumas pessoas tendem a falhar na perda peso. Qual será então o motivo?
Lichtman et al. (1992) nos dão duas explicações para isto: 1) baixo gasto energético diário, que aumenta o risco para ganho de peso a longo prazo em adultos e 2) uma ingestão energética substancialmente maior do que a relatada. Alguns estudos apoiam a primeira hipótese ao relatar que indivíduos obesos podem realmente superestimar a energia que gastam em atividades físicas enquanto subnotificam sua ingesta calórica (Schoeller et al. 1990; Stice and Durant, 2014). Isso explicaria o ganho de peso e não o metabolismo lento, que tanto alegam ser o grande vilão da história!
Ao analisar dois grupos de obesos (um dos quais alegava ser dieta resistente) por 14 dias, Lichtman et al. (1992) descobriram que a diferença entre ingesta calórica reportada x ingesta calórica real variava quase 50%, enquanto o gasto energético pela atividade física era em torno de 30% menor do que o relatado. Esses dados apenas confirmam as hipóteses levantadas!
REFERÊNCIAS
Pontzer et al. (2021) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34385400/
Lichtman et al. (1992) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/1454084/
Stice and Durant (2014) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24930597/
Schoeller et al. (1990) https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/2082216/
Alexandre Evangelista é mestre e doutor em ciências na área da saúde, autor de sete livros, coordenador dos cursos de pós-graduação em Educação Física (Estácio e FMU)
Gostou? Compartilhe: