Por Flávia Brunoro, colunista Fitness Brasil
Reconheço que este título é forte e estranho, mas acredito que ele é real quando estamos falando de cultura organizacional. Temos uma característica desafiadora no segmento de fitness: os colaboradores (Profissionais de Educação Física) de uma academia podem trabalhar, ao mesmo tempo, em outras academias, condomínios, clubes etc., como funcionários ou personal trainers. Então, como fazer com que estes colaboradores, ao entrarem em uma academia, saibam e ajam da forma que esta empresa valoriza?
Os valores de uma empresa são o componente fundamental de qualquer negócio. São eles que propiciam atrair e reter talentos e que ajudam os colaboradores a se conectarem e terem foco no trabalho. E falar de cultura é falar do modo pelo qual as empresas fazem as coisas, como elas se comportam.
Penso que uma cultura baseada em valores claros contribui para que os colaboradores saibam para onde estão indo e como chegarão lá – quais as condutas e as ações que estão convergentes e direcionadas para visão de futuro da organização.
Quando os colaboradores entendem a cultura e os valores de uma empresa, eles podem se concentrar no trabalho em vez de se perderem em meio a conflitos, desconfiança e outras disputas desnecessárias, que geralmente ocorrem quando a empresa tolera todo tipo de comportamento.
Pessoas que não estão comprometidas com os princípios da empresa, que não estão conectadas e trabalhando em prol dos objetivos definidos, influenciam outras e quando isto começa a afetar o ambiente, é o início do fim de qualquer negócio ou resultado a ser atingido.
Acredito que não tem uma cultura melhor ou pior do que a outra – ou um jeito certo de criar uma cultura. Mas, o mais importante, é viver de acordo com os valores anunciados (fazer o que se fala), reforçá-los diariamente e não tolerar comportamentos contrários a ela.
A palavra Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Para cultivar qualquer coisa, você precisa de uma semente e de um processo de cultivo específico para fazer brotar o que deseja.
Nesta linha, se você deseja colher respeito, relações humanizadas, trabalho em equipe, precisa plantar, cuidar, todos os dias, e ter processos que propiciem colher estes valores desejados.
O pior cenário é quando um colaborador fala de sua empresa de um jeito e outro de outro, bem diferente. Neste caso, temos uma empresa sem direção.
Nesta linha, trago algumas reflexões:
- Os valores da sua empresa estão definidos? Se sim, eles foram anunciados para todos os colaboradores?
- Como é feito o acompanhamento dos comportamentos no dia a dia?
- O que acontece quando um comportamento inadequado surge?
- Os comportamentos que estão alinhados com os princípios são reconhecidos e estimulados?
Para melhor gestão dos comportamentos inadequados, algumas dicas importantes:
- Defina os valores de sua empresa e os anuncie de forma clara para todos os colaboradores.
- Defina processos e regras básicas de conduta que orientem o comportamento das pessoas no sentido dos princípios e objetivos estratégicos da empresa.
- Desenvolva uma liderança unida e alinhada com os valores, que acompanhe, no dia a dia, os comportamentos e aja de forma eficiente e efetiva (dando feedbacks, realizando demissões, se necessário e, principalmente, reforçando e reconhecendo os comportamentos convergentes com os princípios da empresa).
- Crie um Programa de reconhecimento público, premiando os colaboradores que mais se destacam (no mês, semestre, ano), celebrando as atitudes que reforçam os valores e a cultura da empresa.
- Reforce histórias (depoimentos) que fortaleçam a cultura!
Comportamentos inadequados podem ser perigosos e contagiosos, mas nada mais potente e inspirador do que um ambiente de respeito e confiança, que contribua para um propósito maior, e onde todos se sentem parte de um mesmo time.
Flávia Brunoro é psicóloga e Administradora de Empresas. Diretora de Pessoas e Operações da Rede Competition. Especialista e apaixonada pelo desenvolvimento de pessoas
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