Por Ellen Mendes, colunista Fitness Brasil
Já não é novidade o potencial que a internet tem de atrair clientes para qualquer negócio – para as academias não é diferente. E quando pensamos em internet é comum ouvir sobre o tal Marketing Digital. Mas o que é marketing digital e como aplicar na academia?
Nada mais é do que o marketing tradicional só que através da internet. É um conjunto de estratégias voltadas para promover uma marca/ negócio no ambiente online. A grande diferença do marketing tradicional para o digital é poder mensurar os resultados, o retorno concreto dentro de uma determinada ação.
Separei 5 passos para você começar a implementar estratégias digitais na sua academia e atrair mais clientes.
1. Tenha um trabalho estratégico nas mídias sociais
Fazer um trabalho legal nas mídias sociais não é ter um feed organizado e postar todo dia. O trabalho com as mídias sociais requer estratégias e intencionalidade na comunicação, que deve ser voltada para falar com o público que você deseja atingir, com conteúdo de interesse desse público.
Primeiro defina sua persona: quem é a pessoa que você quer se comunicar, quais as dores e os desejos dela, qual a linguagem e a forma com que ela se comunica.
Crie conteúdos informativos, que vão de encontro com a dor da persona ou da solução do problema que ela quer resolver, conteúdos provocativos, que cutuquem a ferida. Use títulos atraentes, mostre cases de sucesso dos alunos, vídeos de depoimentos, faça vídeos das modalidades que você oferece, sempre reforçando a transformação que essa modalidade pode trazer.
Aqui deixo um hack sobre a entregabilidade do instagram, aposte mais em vídeos do que imagens, crie reels e poste frequentemente nos stories, isso vai fazer com que o algoritmo entregue mais seus conteúdos.
2. Faça tráfego pago (Facebook/ Instagram)
Caso você não saiba, tráfego pago são anúncios pagos.
Mesmo que sua entrega e resultados orgânicos sejam bons, o tráfego pago pode melhorar ainda mais e é imprescindível para quem deseja crescer na internet e vender mais.
Não ache que fazer tráfego pago é apertar o botão impulsionar do Facebook/ Instagram. Seus resultados podem ser muito mais otimizados com estratégias de captação e conversão através do tráfego pago. Para isso é necessário ajuda de um gestor de tráfego, um profissional que vai entender suas necessidades e fazer seu conteúdo chegar nas pessoas certas, otimizando assim sua conversão e criando cada vez mais estratégias para seus objetivos.
3. Utilize a Rede de Pesquisa no Google
Existem várias formas de anunciar no Google, dentre elas quero destacar a Rede de Pesquisa, que cria links patrocinados através de palavras chaves.
Você pode usar palavras chaves que direcionem o usuário diretamente para seu blog ou site, como por exemplo: Academia na Avenida Paulista, Crossfit em Copacabana, Academia 24 horas.
O grande diferencial é a possibilidade de se destacar para um público supersegmentado, que está fazendo uma busca direta do que precisa, e você vai aparecer para ele.
4. Trabalhe o remarketing
Se esse termo é novo para você, saiba que remarketing é aparecer novamente para seu cliente potencial.
Sabe quando você pesquisa algo na internet e depois ficam aparecendo vários anúncios sobre o que você pesquisou? Isso é remarketing.
Você pode fazer remarketing para todo mundo que visitou seu site, seu blog, para quem segue a página da academia e fazer anúncios segmentados que vão aparecer somente para essas pessoas, segmentar para ex-alunos oferecendo algum benefício ou até mesmo reforçar seus diferenciais para clientes que estão perto de vencer o plano e oferecer uma renovação.
No remarketing você vai aparecer para as pessoas que já conhecem ou se envolveram com a academia.
5. Se relacione com quem não comprou
Sabe esse monte de lead que você tem parado no seu sistema? Crie um relacionamento com eles e faça uma nova oferta.
Faça isso através de envio de e-mails marketing ou automações via mensagens no Whatsapp.
Você pode fazer um envio semanal de e-mail para toda a sua base sempre com conteúdos informativos, pensando em tudo que já falamos acima sobre se comunicar diretamente com a sua persona.
Outra opção também é criar um funil de envolvimento para os leads que visitaram a academia ou fizeram aula teste mas não fecharam plano. Exemplo:
E-mail 1: Toque na dor da persona
E-mail 2: Crie desejo na persona
E-mail 3: Mostre cases de sucesso
E-mail 4: Quebre possíveis objeções
E-mail 5: Oferte algo para ela
Esses 5 passos são as estratégicas básicas para iniciar seu negócio no digitial.
O que vai fazer você ter resultados é executá-los!
Escreva nos comentários o que achou sobre o que apresentei aqui, suas dúvidas e sugestões de outros temas que deseja ver referente a marketing e vendas.
Sucesso e até a próxima.
Ellen Mendes é formada em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo, com especialização em administração e marketing esportivo pela Faculdade Gama Filho e MBA em marketing pela ESPM. Estrategista digital e Ceo da Empire Web
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