Por Patricia Totaro, colunista Fitness Brasil
Manter o cliente frequentando regularmente a academia por três meses é um grande desafio que já tratamos no artigo do mês passado. Mas quando passa esse período de adaptação à nova rotina vem um novo momento em sua jornada: a busca da diversão e amizades, além da atividade física.
O cliente que consegue ter laços de amizade dentro da academia tende a manter a sua frequência e, com isso, são clientes com mais chance de ficar fidelizados. O planejamento da Arquitetura ajuda também nessa fidelização: se queremos que as pessoas façam laços de amizade na academia, precisamos proporcionar a elas espaços adequados para isso.
As áreas de convivência
Dependendo do tamanho da academia e do público-alvo, as áreas para convivência podem adquirir diversos formatos. Em academias grandes, com diversas faixas etárias podem ser implantadas áreas diferentes para cada estilo de grupo, como um espaço para jogos, área de estar mais propícia a conversas, espaço para café, lugar contemplativo e assim por diante.
Já em academias menores e mais nichadas, um único espaço que agrade a maioria dos clientes é suficiente. O importante é que eles sejam planejados de forma estratégica, tendo como ponto de partida o nosso objetivo, que é fazer as pessoas conhecerem novas pessoas com comportamentos similares.
Outros espaços para formar grupos
A ginástica em grupo, incluindo aí a hidroginástica também é uma facilitadora na formação de vínculos. Por ser em horário marcado gera comprometimento e cada pessoa busca a modalidade que mais se adequa, o que acaba também formando conexões. Mas não basta ter uma sala maravilhosa e professores incríveis se não tiver espaços adequados para incentivar a conversa antes e depois da aula. Nunca coloque uma sala de espera próxima à sala, mas sim um espaço de convívio que dê vontade de ficar e conversar.
Para alguns clientes, incentivar as comemorações, tendo um pequeno espaço para apoiar um bolo e sucos, cria uma conexão do grupo entre eles e consequentemente com a academia.
Outra ação que funciona muito bem é a presença de música ao vivo ou DJ em alguns dias da semana. A música, se for adequada ao gosto de seu público-alvo, fortalece os laços entre seus clientes. Colocá-las nos dias de menor frequência, em geral nas quintas e sextas-feiras, ajuda bastante a gerar o desejo nos alunos menos habituais.
Mantenha o cliente dentro de sua academia o maior tempo possível
Todos os espaços que proporcionem experiências extra treino para os clientes são fundamentais para melhorar a fidelização. A proporção correta entre área de treino e área de convivência deve ser bem planejada para estimular a frequência. Quanto mais vezes por semana seus clientes frequentam a academia, maiores as chances deles se manterem por muito tempo! Planeje esses espaços com o mesmo cuidado que você tem com as áreas de treino!
Pensa nisso!
Bom projeto!
Patricia Totaro é referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995 com mais de 950 projetos construídos. Sua metodologia de desenvolvimento de projetos, a Trilha da Experiência, alia conceitos de marketing e design thinking à Arquitetura tendo como foco a experiência e sucesso do cliente. Dessa forma o projeto é parte da estratégia de gestão da academia. Seu propósito pessoal de estimular a prática de exercícios físicos por meio de experiências relevantes dentro das academias a faz compartilhar o seu conhecimento com os gestores em palestras, artigos e em suas redes sociais: @patriciatotaro @patriciatotaroarquitetura @arq_fit_
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