Paixão que desperta grande mobilização popular, o momento é uma ótima oportunidade para atrair clientes. Especialistas dão dicas do que fazer
Yara Achôa, Fitness Brasil
26/10/2022
A menos de um mês do início da Copa do Mundo de futebol, no dia 20 de novembro, o Qatar está pronto para receber o grande campeonato esportivo. São oito estádios como palcos dos jogos e toda uma infraestrutura para encantar visitantes, atletas e fãs. “As pessoas vão se surpreender não só com organização, mas com o todo – por ser no Oriente Médio, por ser em país diferente, um país menor. É um mundo diferente, em termos de cultura, comportamentos, regras, leis. O torcedor vai adorar a cultura e o que Oriente Médio tem a ensinar. Nessa Copa aponto como grande diferença e fator positivo o fato de termos os estádios muito próximos uns dos outros – cerca de meia hora de distância. Então, será possível assistir a vários jogos no mesmo dia”, conta Carol Ghorayeb, consultora sênior na área de Marketing e Experiências no projeto da Copa do Mundo no Qatar.
E como uma paixão que mobiliza o planeta, muitos negócios giram em torno dela – e não só in loco. A movimentação em termos de marketing já está intensa em todos os setores. Empresas dos mais variados segmentos planejam ações para chamar a atenção dos torcedores.
Oportunidades para todos
“Copa do Mundo é, sem dúvida, um momento importante para os negócios do esporte. O futebol se sobressai, mas conseguimos ir além da modalidade. A vontade de fazer uma atividade física, de consumir esporte, faz parte deste movimento. No segmento fitness, também ajuda a gerar mais vendas, maior engajamento e novos consumidores”, analisa Alexandre Greco, diretor da Greco Fitness, consultoria em negócios fitness, especializada em atendimento ao cliente e estratégias digitais.
O período do mundial – entre novembro e dezembro – é importante para o varejo e a economia. Segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) serão injetados R$ 20,3 bilhões. As estimativas ainda apontam que 60 milhões de brasileiros estão dispostos a fazer compras e investir em serviços durante os jogos. “Temos dados que apontam para R$ 1,5 bilhões a mais de faturamento nessa Copa do Mundo aqui no Brasil. Existe uma expectativa de crescimento de 7,9% em relação a 2014, ano que o Brasil foi sede da Copa do Mundo”, diz Greco.
Concursos, eventos, promoções, brindes: tudo é válido durante o mundial de futebol para chamar a atenção de clientes e estreitar laços com colaboradores e parceiros, oferecendo novos serviços ou entretenimento para reforçar o sentimento de pertencimento à sua marca. “É uma oportunidade imbatível para deixar de ser apenas mais um espectador e se tornar protagonista em seu próprio campo de jogo”, resume Guillermo Velez, editor e diretor da Mercado Fitness – comunidade de notícias, negócios, treinamento e networking para profissionais da indústria de clubes esportivos e academias na América Latina.
O especialista diz que as emoções despertadas pela Copa do Mundo também podem ser usados internamente para melhorar o ambiente de trabalho, incentivar o entrosamento das equipes e fazer com que os funcionários vistam a mesma camisa – a da sua empresa.
Toque de bola com Black Friday
Para alegria da indústria do marketing, a Copa no Qatar acontecerá simultaneamente à Black Friday, principal época de descontos no ano e período importante para o varejo. É hora, portanto, de trabalhar estratégias criativas.
“Além da paixão natural do brasileiro pelo futebol, ainda estamos buscando o hexacampeonato. Mesmo quem não gosta do esporte acaba acompanhando. E com o Black Friday podemos tornar as ações mais fortes. Eu, por exemplo, trabalho com duas academias que estão fazendo suas campanhas em cima do hexa. Não podemos perder a oportunidade de ativarmos a Copa nos meses de novembro e dezembro, pegando Black Friday e Natal”, diz Alexandre Greco.
Ideias na prática
Em se tratando de marketing na Copa do Mundo, a ideia é produzir conteúdo que engaje o público, ações que unam as pessoas e mostrem que sua empresa também veste a camisa do país durante os jogos. Confira algumas dicas de Guillermo Velez.
– Crie um grupo sobre a Copa do Mundo nas redes sociais, onde podem ser realizados concursos, sorteios, promover debates etc.
– Coloque televisores em espaços comuns para que funcionários e clientes assistam aos jogos juntos.
– Transforme sua academia em “estádio”, decorado com bandeiras, flâmulas, troféus, balões e outras lembrancinhas de futebol – lembre-se apenas de incluir todas as seleções na decoração. Compartilhe em suas redes fotos dos ambientes, das aulas e dos grupos incentivando a seleção.
– Pense em promoções do tipo “Se seu time ganhar, você ganha”. Quem comprar um plano anual receberá seis meses adicionais de presente caso a seleção do coração vencer a Copa do Mundo.
– Outra ideia: “Treine como sua seleção”. Ofereça um programa de fidelidade especial. Desafie seus clientes a suar como os ídolos da seleção. A mensagem pode ser: “Treine como [nome do profissional] três vezes por semana em nossas instalações e, ao final da Copa do Mundo, você receberá um presente”.
– Para atrair novos clientes, aproveite o espírito coletivo da modalidade com uma campanha do tipo “Seleção de Amigos”, onde o aluno ganha 30 dias de treino por cada indicado que ingresse na academia. Esses novos clientes também são favorecidos com a primeira mensalidade gratuita ou outro tipo de desconto.
– Aposte em um quadro de resultados: monte a tabela da Copa do Mundo na entrada, próximo à recepção, e mantenha-a atualizada com os últimos resultados.
“O importante é aprimorar cada uma dessas ações por meio de campanhas internas de comunicação, cujo objetivo será divulgar o iniciativas e despertar o interesse de todos. Para isso, servirão como ferramentas e-mails, site da empresa, cartazes e qualquer outro meio usual de contato com seus colaboradores”, explica Velez.
Alexandre Greco chama atenção para um detalhe importante: não aposte sua campanha em uma única ficha. “Por mais que a gente queira, não desenvolva o projeto afirmando que o Brasil será campeão. Em uma das campanhas que criamos, por exemplo, designamos que todo mundo que fechar o plano ‘Rumo ao Hexa’, vai ganhar 30 dias a mais em seu plano, além do kit Copa do Mundo, composto por camiseta, apito e serpentinas para festejar. Em uma outra academia usamos o número de gols – não estou dizendo se o Brasil perde ou ganha. O fato é que a cada gol, o cliente novo tem uma porcentagem de desconto no plano anual. É preciso ter alguns cuidados para a campanha não morrer no meio. A gente tem até o Natal para trabalhar Copa do Mundo”, finaliza Greco.
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