Por Tufic Derzi, colunista Fitness Brasil
Muitas academias se utilizam de “rádio-academia” para tocar playslists personalizadas e veicular anúncios de parceiros. Mas e se o patrocinador/ parceiro quiser saber quanto sai por pessoa impactada no valor que ele está investindo? A cota de patrocínio é barata ou cara? Você sabe calcular?
Para saber qual o valor investido por pessoa impactada, é muito simples! O valor da cota que o patrocinador investiu será dividido pela audiência total (somatório das audiências ativa e passiva). Ou seja, o resultado corresponde ao valor do investimento dividido pela audiência total (somatório das audiências ativa e passiva).
Audiência Ativa
∑ clientes externos (alunos)
∑ clientes internos (professores, estagiários, vendedores, apoio etc.)
∑ público no local do evento
Audiência Passiva
∑ público impactado pela mídia convencional (TV, Rádio, Jornal, Revista, Internet)
∑ público impactado pela mídia alternativa (demais mídias)
Essa estratégia pode ser usada também para outros tipos de captação de patrocínio, não sendo exclusiva para academias.
Em um dos meus sete livros publicados, COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO EM EVENTOS ESPORTIVOS publicado pela editora Sprint, todo o passo a passo para se elaborar uma proposta de patrocínio. Em outras oportunidades irei escrever mais a respeito do tema.
Tufic Derzi é formado em Educação Física, especialista em Administração e Marketing, em Psicopedagogia e em Anatomia Humana, tem mestrado em Psicopedagogia e é professor universitário de graduação e especialização em diversas instituições superiores do país
Gostou? Compartilhe: