Com objetivo de atender pessoas que não gostam do ambiente de academias tradicionais e precisam de atenção especial para praticar seus exercícios físicos, Eduardo Fischer apostou em um nicho de exclusividade e hoje tem unidades em Rio Claro (SP) e Londrina (PR)
Por Yara Achôa, Fitness Brasil
27/12/2022
Este é o espaço em que apresentamos experiências fitness nacionais, abordando assuntos como gestão, mercado, diferenciais e o dia a dia das academias pelo Brasil. Conheça a seguir a Clínica de Atividade Física Personalizada Movae, com unidades em Rio Claro (SP) e Londrina (PR), que tem Eduardo Fischer como CEO.
A história da Movae
A Clínica Movae foi criada em Rio Claro por Eduardo Fischer – graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduado pelas Faculdades de Medicina da USP, Unesp e Albert Einstein, e que atua na área da saúde e qualidade de vida há 20 anos. “O objetivo sempre foi atender pessoas que não gostam do ambiente de academias tradicionais, mas precisam de uma atenção especial para praticar seus exercícios físicos. Acredito que existe um número muito grande de pessoas que não gostam do ambiente de exibição de corpo, som alto e competitivo da grande parte das academias”, explica o CEO.
Assim, desde o início, a Movae procurou proporcionar ambiente acolhedor e descontraído para que as pessoas pudessem ter vontade de fazer seus treinos, independentemente da idade ou condição física. “Nossos clientes sempre treinam com hora marcada e acompanhamento de um Personal Trainer ou de um fisioterapeuta. Eles podem treinar de forma individual, dupla, trio ou até em quarteto. Lembrando que cada um faz seu treino, respeitando seu perfil e objetivo.”
Há cinco anos, foi montada também uma unidade com o conceito “boutique” em Londrina (PR), com o objetivo de atender pessoas que buscavam exclusividade em um ambiente de excelência e atendimento individual. O cliente também tem a opção de ser atendido ao mesmo tempo por um Personal Trainer e um fisioterapeuta. “Existe um público que quer ser cuidado de uma forma especial e paga por esse diferencial”, completa Fischer.
Atividades oferecidas
Atividade física personalizada; reabilitação com acompanhamento de fisioterapeuta; Espaço Exclusivo para Mulheres – Espaço MW, com aulas para até oito mulheres com orientação de quatro profissionais, aulas de dança, alongamento e yoga.
Público
Fischer diz que a Movae recebe alunos adolescentes e idosos com mais de 90 anos. Porém, acredita que a maior parte dos clientes tem pelo menos uma dessas três características:
1 – Precisa de uma atenção especial para fazer seus treinos, seja por questões motivacionais ou até relacionadas a saúde.
2 – Não gosta de fazer exercícios físicos, mas precisa. Seja por orientação médica ou por ter consciência dos benefícios para a saúde e qualidade de vida.
3 – Busca um ambiente de socialização e onde realmente se sinta cuidado.
Em relação especificamente ao Espaço MW, as clientes são mulheres que desejam treinar em um ambiente exclusivo (com aromatização, iluminação, equipamentos diferenciados etc.), que gostam de treinar com outras mulheres e buscam também um atendimento mais específico. Por essa razão, todas treinam com monitoramento em tempo real da frequência cardíaca e gasto calórico. “Elas têm aquele ambiente motivacional das aulas coletivas com atendimento. As aulas têm sempre no máximo a proporção de duas clientes para uma professora.”
Diferenciais
Há quase 20 anos atendendo mulheres, a Movae verificou que muitas delas se queixavam de questões relacionadas ao corpo, como acúmulo de gordura localizada, perda de tônus muscular, diminuição da disposição etc. E o descontentamento, que se iniciava com questões estéticas, acabava por abalar fortemente o emocional. “Cuidar apenas do físico não basta. É preciso ir além. É necessária uma solução definitiva. E isso só é possível unindo atividade física regular e personalizada, nutrição equilibrada, cuidados estéticos e trabalhar aspectos comportamentais. Desta forma surgiu o Programa Movae Woman, um programa completo e definitivo, baseado em quatro pilares: atividade física, nutrição, estética e comportamento”, explica Fischer.
Ele conta que a primeira edição do Programa MW foi realizada em out/nov/dez de 2022. “Foram 60 dias intensos e realmente transformadores. A segunda edição acontecerá em janeiro de 2023”, adianta.
Visão de mercado
O CEO da Movae acredita que ainda existe um “buraco’ no mercado para atender pessoas que não gostam de treinar. “Infelizmente muitas pessoas não frequentam academias por não se sentirem adaptadas ao ambiente, seja por estarem fora de forma, por serem mais velhas e não gostarem da iluminação ou do som, por terem alguma doença ou limitação física e até por falta de atenção. A grandíssima maioria das pessoas não tem a cultura e a disciplina de treinar sozinha. Aí acabam não se exercitando e tendo sua saúde prejudicada. Mas acredito também que existe um público realmente disposto a pagar mais por uma experiência diferente. Vejo crescer esse tipo de espaço que se preocupa com detalhes, que faz com que os clientes percebam o valor agregado e paguem um preço mais alto por isso.”
Em relação à concorrência, ele afirma que o “adversário” é o sofá. “Não conheço nenhuma empresa que busque se diferenciar e que não esteja bem-sucedida. É claro que a capacitação da mão de obra acaba sendo cada vez mais importante e isso é papel dos gestores, pois infelizmente a formação acadêmica está deficitária. Por esse motivo temos nossa Escola de Excelência Movae. Trata-se de um grupo de estudos, onde nos reunimos todas as sextas-feiras, para atualização e capacitação. São horas que não estamos dando aula, mas fundamentais para o padrão de excelência no atendimento.”
Apostas para o futuro
O Programa MW, espaço criado exclusivamente para mulheres, trouxe bons resultados e boas perspectivas para o empresário. “Cada vez se fala mais em nichar atendimento e acreditamos que esse será ponto decisivo pensando em concorrência e maior rentabilidade dos negócios. Mas como acho o nicho que devo trabalhar? Temos que unir três pontos. O primeiro é se conhecer e saber quais são seus pontos fortes. O segundo é pensar em um público que você se identifique e tenha capacitação para atender. O terceiro é escolher um público que tenha condições de pagar o que você vai cobrar. Unir essas três características fará do seu negócio algo realmente de sucesso”, finaliza.
Presença virtual
Para saber mais sobre a Clínica de Atividade Física Personalizada Movae e o Programa Movae Woman, acesse clinicamovae.com.br e acompanhe as atualizações pelo Instagram @movaerioclaro e @movaelondrina.
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