Por Cida Conti, colunista Fitness Brasil
Fiquei bem feliz ao ver que as aulas em grupo sobreviveram após a pandemia. E, neste contexto, vemos cada vez mais o surgimento de estúdios dedicados a diversas atividades que variam entre Ciclismo Indoor, Yoga, Pilates e outros. Esses centros de treinamento – também chamados de Microgyms ou Boutiques (termo empregado fora do Brasil) – pegaram o que era velho e tornaram novo novamente, criando pequenas comunidades de pessoas com ideias semelhantes e unindo-as através de atividades físicas. É como encontrar o grupo certo para comer, beber e conversar. Você pertence! Você tem amigos!
Quando entrei nesta indústria, o cenário de academias estava cheio de estúdios com mão de obra de professores renomados que atendiam a uma clientela seleta. Para quem conheceu, a Training Club em São Paulo era um dos principais estúdios que revolucionaram a ginástica na década de 1980 no Brasil, com uma sala de pequeno porte, sempre repleta de alunos apaixonados pelas aulas estilo “Karen Voight”.
Com o tempo, esses espaços foram devorados pelas grandes academias para renascerem agora, ou seja, muito depois. O mais interessante fenômeno desta vez é que muitos destes “pequenos negócios” estão surgindo com auxílio da tecnologia aliada ao treino, reinventando inclusive a posição do professor ou instrutor diante do público. Temos, por exemplo, até treinamentos híbridos, ministrados parcialmente por professores presenciais e virtuais. Pois é, são os imparáveis rumos do mundo digital!
Com todas estas mudanças, acredito que os novos tempos serão marcados pelo reposicionamento do profissional de fitness grupal, em uma transição de um passado caracterizado pela predominância de coreógrafos de aeróbica para um mercado muito mais amplo e democrático, com professores preparados para aulas de inúmeros estilos e preferências.
Os clientes estão buscando Microgyms para mudar ou complementar suas experiências tradicionais de médias e grandes academias, para sessões de treinamento que aproximem semelhantes em ambientes divertidos e acolhedores.
Caso você nunca tenha delirado em uma sessão de treino coletivo, te sugiro encontrar o local e o professor ideais e se preparar para grandes emoções.
Boa sorte!
Cida Conti é CEO na FIT.PRO – Fitness Programas. Mais de duas décadas formando e desenvolvendo Programas de Coreografia Profissional. É especialista em Step e Ginástica Coletiva, criadora do Método “Step Inteligente” e do 1º Programa Sistematizado de Minitrampolins – JUMP FIT. Tem mais de 950 cursos ministrados em 26 países. Instagram @cidaconti
Gostou? Compartilhe: