Por Patricia Totaro, colunista Fitness Brasil
É muito comum no nosso mercado que academias tentem copiar a arquitetura de grandes redes assim que se sentem ameaçadas por concorrentes. E esse é o pior erro que você, gestor, pode cometer! Ao tentar se parecer a outra empresa, sua academia automaticamente será comparada a ela. E aí quem tiver o menor preço vai ganhar o aluno.
O roteiro a seguir para se ter sucesso perante um concorrente é exatamente o oposto.
Passo 1: encontre o seu diferencial
Com certeza a sua academia tem algum diferencial: mesmo que você saiba qual é, faça um brainstorm com sua equipe para ver o que eles enxergam como especial no seu negócio e também ouça alguns de seus clientes mais antigos e fiéis.
Faça uma lista com seus principais diferenciais, eleja os três principais para demonstrar através da arquitetura – e do marketing!
Passo 2: entenda o que o seu cliente valoriza
Cada aluno deve se sentir único e especial. Claro que cada grupo de pessoas valoriza ambientes diferentes. Conheça o que a maioria de seus clientes ou de seu público-alvo gosta e planeje a arquitetura para agradar essa parcela. Quando agradamos profundamente um grupo de pessoas, elas tornam-se fãs e trazem junto mais clientes no mesmo perfil.
Existem três principais aspectos que você deve conhecer quanto ao perfil de comportamento de seu cliente e demonstrar na arquitetura:
- identificação com ambientes abertos e claros ou fechados e escuros
- padrão sofisticado ou despojado
- perfil tradicional ou arrojado
Novamente peço que você escreva quem é o seu cliente alvo em relação a esses três aspectos.
Passo 3: tome as decisões de arquitetura
Com as duas listas definidas, é hora de planejar a sua nova arquitetura! Primeiro, priorize mudar o que está muito diferente da imagem que você quer transmitir enquanto empresa. Por exemplo, se o seu diferencial é ter um ambiente acolhedor para toda a família e o seu cliente gosta de ambientes abertos, despojados e tradicionais, fuja de luzes coloridas na musculação, tire o excesso de espelhos, ilumine bem o ambiente e coloque vasos com plantas e móveis confortáveis para a área de convivência.
Quando o seu cliente se identifica com a sua arquitetura, ele se sente especial e acolhido. E a concorrência torna-se irrelevante.
Pensa nisso!
Bom projeto!
Patricia Totaro é referência no mercado internacional de arquitetura para academias, onde atua desde 1995 com mais de 950 projetos construídos. Sua metodologia de desenvolvimento de projetos, a Trilha da Experiência, alia conceitos de marketing e design thinking à Arquitetura tendo como foco a experiência e sucesso do cliente. Dessa forma o projeto é parte da estratégia de gestão da academia. Seu propósito pessoal de estimular a prática de exercícios físicos por meio de experiências relevantes dentro das academias a faz compartilhar o seu conhecimento com os gestores em palestras, artigos e em suas redes sociais: @patriciatotaro @patriciatotaroarquitetura @arq_fit_
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