Por Charles Ricardo Lopes, colunista Fitness Brasil
O termo tapering – ou polimento, em ciências do esporte – tem sido utilizado para descrever a fase do treinamento antecedente às diversas competições realizadas pelos atletas, sendo o momento da periodização em que a carga de treino é reduzida visando à minimização do estresse fisiológico, biomecânico e psicológico, acarretando a maximização da performance.
É neste momento que treinadores buscam a recuperação completa do efeito somativo das cargas geradas em microciclos anteriores promovendo picos de performance, sendo uma estratégia prática utilizada para otimizar o desempenho antes de uma competição importante, sobretudo aplicado ao triathlon.
O objetivo da nossa revisão de literatura foi apresentar e discutir as características e monitoramento do tapering no triathlon. As evidências apontam que no tapering para triatletas treinados deve ocorrer redução do volume de treinamento na natação em torno de 41% a 60%, no ciclismo e corrida de 21% a 60%. Deve-se manter a intensidade durante o tapering com a utilização do tipo exponencial de queda rápida, durando de 8 a 14 dias no ciclismo e corrida, bem como 21 dias na natação. O período pré tapering determina a magnitude dos efeitos do tapering, com expectativa do aumento de performance de ~3% na competição.
Fica aqui a nossa dica de procedimento na fase pré-competitiva: tapering ou polimento não é sinônimo de redução de intensidade de treino, mas sim, redução de volume!
Desejo a todos os triatletas bons treinos e bom senso!
Charles Ricardo Lopes é Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano e Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas; especialista em Ciências do Movimento Humano pela UNICAMP. Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Também é revisor de periódicos nacionais e internacionais; autor de vários livros e possui atuação em várias modalidades esportivas como preparador físico nos últimos 20 anos. Instagram @lopes_charles
Gostou? Compartilhe: