Por Charles Ricardo Lopes, colunista Fitness Brasil
O treino concorrente é uma das dúvidas entre vários praticantes de atividade física, especialmente quando se fala em emagrecimento. Um estudo investigou esta questão em 64 indivíduos (que concluíram o estudo) com sobrepeso ou obesidade abdominal de ambos os sexos (de 40 a 66 anos de idade). Eles foram alocados em quatro grupos diferentes de maneira randomizada. Ou seja, processo que distribui os participantes da pesquisa entre os grupos ao acaso (por um tipo de sorteio).
O estudo tinha os seguintes grupos:
• Controle (não treinavam)
• Aeróbio (faziam apenas treino aeróbio por 30 minutos)
• Força (faziam apenas treino de força por 30 minutos)
• Combinado (faziam ambos aeróbio 15 minutos + 15 minutos de força na mesma sessão)
Todos os participantes foram avaliados antes e após 12 semanas de treinamento. Ao final, basicamente, os três grupos melhoravam em relação ao grupo sedentário (controle) os aspectos relacionados ao risco cardiovascular e emagrecimento.
Porém, a combinação dos exercícios (grupo que fazia aeróbios + força) foi a mais eficiente em termos de perda de gordura corporal e aptidão cardiorrespiratória do que as modalidades isoladas.
Assim, o treino concorrente combinado parece ser indicado por apresentar melhorias em vários sistemas e contemplar benefícios que uma modalidade isolada não consegue.
Todos os tipos de treino são interessantes, mas parece que o combinado ou concorrente é melhor quando se fala em emagrecimento.
Charles Ricardo Lopes é Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano e Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade Estadual de Campinas; especialista em Ciências do Movimento Humano pela UNICAMP. Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Também é revisor de periódicos nacionais e internacionais; autor de vários livros e possui atuação em várias modalidades esportivas como preparador físico nos últimos 20 anos. Instagram @lopes_charles
Gostou? Compartilhe: