Por Fernando Tadeu, colunista Fitness Brasil
Olá, gestor! Me permita fazer algumas perguntas.
Você faz, regularmente, avaliação dos indicadores financeiros da sua academia?
Pense em como você gostaria de estar em dezembro/2023. Contando dinheiro e escolhendo quais contas pagar? Ou pagando o décimo-terceiro da equipe com tranquilidade?
Então comece fazendo a gestão financeira da sua academia.
A ausência de gestão financeira faz com que o gestor não saiba onde está gastando e investindo o dinheiro da empresa.
Quando se mistura despesas pessoais com as despesas da academia, aí que se perde o controle mesmo. Por isso, é essencial registrar cada centavo que sai do caixa.
E tão importante quando registrar, é classificar cada despesa em CENTRO DE CUSTOS, de acordo com a natureza de cada uma.
Com as despesas já classificadas, estabeleça um limite de gastos para cada, baseado no percentual da receita.
Veja esse exemplo de percentuais limites para cada centro de custo.
Folha de pagamento 36%
Aluguel 12%
Utilidades 8%
Serviços de Terceiros 4%
Manutenção 1,5%
Material de Consumo 1,5%
Marketing 2%
Despesas Gerais 1%
Impostos e Taxas 8%
Despesas Bancárias 2%
Investimentos 4%
Tome como referência e adapte para a sua realidade. O importante é conservar uma margem de lucro de 20%, no mínimo.
E aqui, abaixo, está uma lista com o descritivo de cada centro de custo.
Folha de pagamento – salários, décimo-terceiro, pró-labore, vale transporte, vale refeição, FGTS, INSS, rescisões, exames admissionais e demissionais.
Aluguel – somente o valor pago de locação, não incluir IPTU.
Utilidades – água, luz, internet, telefone e gás.
Manutenção – equipamentos e predial.
Serviços de terceiros – contador, software, avaliações físicas, nutricionista e etc.
Material de consumo – materiais de limpeza e escritório.
Marketing – agência, designer, redes sociais, anúncios, posts patrocinados, Google Ads, impressões de folders, banners e toda a parte gráfica.
Despesas gerais – toda e qualquer despesa não listada aqui.
Impostos e taxas – simples, IPTU, ICMS, CREF.
Despesas bancárias – manutenção de conta corrente, taxas da operadora de cartão, taxas de boleto.
Investimentos – equipamentos, reformas, cursos, treinamentos, consultoria empresarial etc.
Fernando Tadeu atua no mercado fitness desde 2002, sendo que, desde 2007, atua na área de gestão. Participou de projetos em academias nas cinco regiões do país e também na América Latina. Consultor associado na Ideal Gestão de Academias, com foco em desenvolvimento de estratégias comerciais, financeiras e de marketing. Instagram @_fernandotadeu/
Gostou? Compartilhe: