A professora e doutora Carla Montenegro explica a importância do conhecimento específico para atuar com segurança na área da saúde
Yara Achôa, Fitness Brasil
14/4/2023
Grupos Especiais são compostos por pessoas que apresentam alguma condição de saúde, irreversível ou não, que possa interferir diretamente na prática de atividade física, ou, ainda, que necessita de um acompanhamento ou cuidado específico. Por exemplo: idosos, gestantes, pessoas em situação de obesidade, com fibromialgia, cardiopatas, hipertensos, diabéticos e portadores de algum tipo de câncer, entre outros. Foi no contato com esse tipo de aluno, quando estagiava em um hospital, que Carla Montenegro, hoje profissional de Educação Física e coordenadora de pós-graduação do Hospital Israelita Albert Einstein, percebeu a necessidade de se aprofundar no tema.
A partir dessa demanda pessoal, ela então tornou-se especialista em ensinar profissionais de Educação Física a atuar na área de saúde. Na entrevista a seguir, ela conta um pouco de sua trajetória, fala da importância de se ter conhecimento específico e das boas perspectivas para os profissionais que pensam seguir esse caminho. Confira!
Como surgiu a ideia de se dedicar a ensinar profissionais de Educação Física a atuar na área da saúde?
Comecei a graduação já atuando com Educação Física escolar infantil e nunca planejei um futuro diferente. Até que no último ano, por meio de oportunidades e pessoas que apareceram no meu caminho, participei de um processo seletivo dentro do Hospital Israelita Albert Einstein e me encantei com o quanto podemos transformar a vida de pessoas por meio do exercício físico. Tive que buscar muito conhecimento para atuar com os desafios de atender Grupos Especiais. Fiquei muitas vezes insegura e com lacunas que surgiam ao aplicar a teoria na prática. E me desenvolvi para quebrar essa barreira entre a ciência e a atuação prática do profissional de Educação Física no mercado de saúde.
O convívio com outros profissionais de saúde como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonos, entre outros, me despertava para uma questão que até então não entendia: o sistema de saúde precisava da Educação Física, mas poucos eram os profissionais que se sentiam seguros e capacitados para poder, por meio do exercício físico, promover saúde e tratar pessoas!
Existe uma lacuna na graduação quando se fala em Grupos Especiais?
Sim. Muitos saem da graduação sem contato direto com a área da saúde e Grupos Especiais. Alguns profissionais da Educação Física querem atuar, não necessariamente em hospitais e centros, mas como personal de Grupos Especiais. Como na graduação não puderam se aprofundar no tema, paira um certo receio no ar. Minha missão é ajudar outros profissionais de Educação Física a prescrever exercício físico com segurança para esses grupos. Ver que cada dia mais profissionais estão preparados e seguros para atuar na área da saúde, conquistando resultados, é o que me move.
Ser especialista em Grupos Especiais é um caminho promissor na Educação Física?
Não é futuro – isso já é presente. Grande parte da população já tem algum tipo de problema. De doenças causadas pelo sedentarismo e estilo de vida – como obesidade, hipertensão, diabetes – até o envelhecimento, todos precisam e merecem uma atenção especial. Muita gente tem medo de descompensar sua doença, medo de não fazer exercício ou fazer errado. Então, o profissional de Educação Física que está preparado para atender esse público está sendo cada vez mais valorizado.
Na IHRSA Fitness Brasil 2023 você fará parte do conteúdo “Imersão em Treinamento Feminino”, abordando o tema “Exercício físico da prevenção ao tratamento do câncer de mama”. O que se pode esperar dessa aula?
Será uma palestra falando da importância da atividade física na prevenção do câncer – 80% dos casos dessa doença têm relação com comportamento e estilo de vida. Vou reforçar a informação e apresentar dados mostrando que a atividade física tem papel fundamental na prevenção e no tratamento – seja ele de cura ou paliativo. Espero verdadeiramente poder contribuir para o crescimento dos colegas profissionais de Educação Física! E um spoiler: teremos também uma mesa de debates com profissionais do Einstein abordando Grupos Especiais, com apresentação de um caso real. É ficar atento para não perder essa programação!
Serviço
IHRSA Fitness Brasil 2023
Quando: 16 a 19 de agosto
Onde: Transamérica Expo Center, São Paulo
Datas e Horários Feira: quinta-feira (17/8), das 11h às 21h; sexta-feira (18/8) das 11h às 21h; sábado (19/8), das 11 às 20h
Datas e Horários Congresso: quarta-feira (16/8) somente palestras e cursos, com programação das 9h às 21h, NÃO haverá feira; quinta (17), sexta (18) e sábado (19) programação das 9h às 21h
Programação completa aqui
Imersão em treinamento feminino
Data: 19/8 (sábado)
Horário: 8h30 à 12h
Carga Horária: 3h30
Modelo de curso: Teórico
Inscrições aqui
Programação
08h30 – 09h15 | O exercício físico da prevenção ao tratamento do câncer de mama – Carla Montenegro
09h25 – 10h05 | Imagem corporal em mulheres: a busca pelo corpo ideal através dos exercícios – Roberta Rica
10h15 – 11h00 | Contracepção, fertilidade e risco cardiovascular: o papel do exercício físico – Daisy Motta
11h05 – 12h00 | Mesa redonda – Moderadora Yara Achoa
*Este curso inclui acesso a toda programação “Imersão em treinamento feminino” e aos 3 dias de feira
*Programação sujeita a alterações
Gostou? Compartilhe: