Comandada pelo ex-CEO da Netshoes, a companhia atrai os fundos Bertha Capital e a fabricante de eletrônicos Multi
Yara Achôa, Fitness Brasil
19/4/2023
Mais um sinal de que o mercado fitness anda aquecido e com futuro bastante promissor é a notícia de que a startup ZiYou – empresa de aluguel de equipamentos esportivos – acaba de anunciar um aporte de 20 milhões de reais. O investimento foi liderada pelo fundo de venture capital Bertha Capital, responsável por gerir o fundo de corporate venture capital da fabricante de eletrônicos Multi (antiga Multilaser), principal acionista da rodada.
O interesse do Grupo Multi tem a ver com sua missão de usar a tecnologia para melhorar a vida das pessoas. “A tecnologia está cada vez mais ligada ao mercado de bem-estar, em geral, e ao fitness, em particular. E a gente acredita que existam novas formas de consumo, que não seja apenas por meio da venda simples. O aluguel de equipamentos é uma modalidade cada vez mais procurada e eficiente. Acreditamos que a ZiYou seja um excelente canal para apoiar o consumo de tecnologia para melhorar saúde das pessoas”, explica Alexandre Ostrowiecki, CEO da Multi – que em 2022 foi keynote na IHRSA Fitness Brasil.
O caminho da ZiYou
A empresa foi criada em 2021 por Marcio Kumruian, co-fundador e ex-CEO da Netshoes, com o objetivo de aproveitar a crescente do mercado wellness, que ganhou força durante a pandemia pela necessidade de maior qualidade de vida e saúde por parte da população.
“Depois de vender a Netshoes para o Magalu, continuei como conselheiro no grupo e segui olhando as oportunidades do segmento. Vi que poderia melhorar a vida das pessoas com esse modelo de assinaturas. Conseguimos oferecer uma experiência completa, com o equipamento, o conteúdo, o fornecimento de dados para o usuário. E de forma acessível”, disse Kumruian à coluna Pipeline, do Valor Econômico.
A startup conecta pessoas a equipamentos esportivos por um meio de um modelo de assinatura chamado de “Equipment as a Service” – ou equipamento como serviço. Oferece locação e venda de equipamentos como esteiras, bikes spinning, elípticos, remos e estações de musculação. E além de ofertar planos de assinatura com duração de três meses a um ano, ainda disponibiliza o acesso a mais de 200 conteúdos e aulas online por meio de seu aplicativo ZiYou Club.
Também atua no mercado B2B, atendendo empresas, condomínios, coworkings e outros estabelecimentos. A startup já teve mais de 14.000 assinantes em sua base desde sua criação.
O novo capital
Com o aporte, a ZiYou pretende avançar em seu plano de expansão nacional — atualmente, a startup atende apenas São Paulo e região metropolitana. “Vamos desenvolver uma maneira ainda mais inteligente de expansão, para que o modelo de assinatura com tecnologia e dados chegue em todo território nacional de maneira sustentável, inclusive com a abertura de lojas físicas nas principais cidades do Brasil”, revelou Kumruian ao Valor Econômico.
Alexandre Ostrowiecki, que passa a integrar o conselho de administração da startup, explica que sua principal missão nessa parceria é ajudar a ZiYou a trazer os equipamentos mais modernos para o Brasil e integrá-los aos melhores softwares, que ofereçam um pacote que agrega valor ao consumidor. “Estamos falando de um treino integrado, com aulas inclusas, com modalidades de controle do treino, controles biométricos. O céu é o limite dentro das possibilidades de integração entre hardware e software para ajudar as pessoas a ficarem mais fitness e saudáveis.”
O polo produtivo de Manaus, onde a Multi fabrica boa parte de seu portfólio hoje, por exemplo, pode vir a ser explorado para a montagem do hardware da startup, que importa todos os equipamentos — os fornecedores asiáticos da Multi inclusive podem agregar. Expert em telas, a investidora deve contribuir ainda no desenvolvimento da segunda geração de esteiras e bicicletas.
“O investimento da Multi agrega à plataforma em termos de manufatura e canais de venda, no sentido de estratégia. Por outro lado, o grupo passa a contar com a iniciativa de um empreendedor raro, um dos poucos no Brasil que fez um IPO bem-sucedido na bolsa americana e que tem bastante experiência na execução de negócios nesse segmento, um nome que vem bem a calhar em pesquisa e desenvolvimento de inovação”, falou Rafael Moreira, CEO da Bertha, ao Valor Econômico.
“Vejo com muito entusiasmo o avanço do mercado fitness, penetrando cada vez mais em novas camadas da população. Um segmento que antes era mais destinado ao público A, hoje está ao alcance das classes C e D. Estão todos se preocupando com saúde – o que é uma coisa maravilhosa. Acredito também que com o envelhecimento da população brasileira, uma tendência demográfica irreversível, as pessoas precisarão de mais soluções de saúde e bem-estar – especialmente soluções em casa. Um dos principais pilares da boa saúde é manter-se ativo”, analisa o CEO do Grupo Multi.
Segundo a 2ª Edição do Panorama Setorial Fitness Brasil, que será lançada em maio, no último ano a indústria movimentou R$ 12 bilhões e gerou 185 mil empregos diretos e 39 mil indiretos. Tudo isso reforça o enorme potencial de crescimento do mercado.
Gostou? Compartilhe: