Plataforma com dezenas de galerias interativas nasceu com o objetivo de preservar memórias do esporte. A professora doutora Bianca Gama Pena estará na IHRSA apresentando o case e falando de inovação e empreendedorismo. Vem saber mais!
Yara Achôa, Fitness Brasil
20/7/2023
Esporte é superação, alegria, emoção e memória. Esse foi o ponto de partida para o nascimento do eMuseu do Esporte, utilizando a tecnologia para conectar pessoas e histórias. “A ideia surgiu durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, que despertaram o desejo de construir um legado permanente para as gerações futuras”, conta Bianca Gama Pena, Pós-Doutora em Propriedade Intelectual, doutora em Ciências do Exercício e do Esporte, gestora e consultora esportiva, cultural, empreendedora social, e idealizadora do eMuseu do Esporte ao lado do professor doutor Lamartine DaCosta.
Inicialmente o museu seria físico, no Velódromo do Parque Olímpico da Barra, mas os criadores optaram por investir em inovação. Bianca foi, então, ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, para compreender diversos modelos de negócio, além de mergulhar em seu doutorado na pesquisa de museus e parques olímpicos em Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra) e Munique (Alemanha).
“Mas queríamos mais, queríamos desenvolver uma plataforma colaborativa, para que todas as modalidades tivessem voz, para que todos se sentissem parte do eMuseu do Esporte: colecionadores de acervos, sejam eles entidades, fãs, atletas, amadores e ex-atletas.”
O eMuseu do Esporte encontrou na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) apoio fundamental para sua realização, uma vez que o projeto foi abrigado pela Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais.
“Desde então, outros parceiros se juntaram a nós. Hoje somos mais de 100 parceiros. E vamos agregar cada vez mais, pois acreditamos na missão de reunir entidades, cada uma com sua expertise, para preservar a memória do esporte. Por isso, somos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico de museus, galerias e exposições. Além disso, criamos soluções a partir de um hub de inovação, com digitalização de acervos, curadoria de exposições e levando os conteúdos de forma imersiva e interativa na carreta itinerante”, explica a idealizadora do projeto.
O eMuseu do Esporte será destaque na IHRSA Fitness Brasil – maior evento do fitness, esporte, saúde e bem-estar da América Latina –, em São Paulo. “Vou levar aos meus colegas de profissão uma aula de inovação e empreendedorismo, falando de legado e de Inteligência Artificial (IA). Mas também quero propor uma discussão e uma nova nomenclatura: a Inteligência Socioemocional Digital (ISED). Acredito que para escalar um negócio, tem que ter digital, sim, mas com uma proposta de inteligência socioemocional. Tem TECH mas também tem TOUCH”, explica Bianca Gama. A palestra Inteligência Artificial X Inteligência Socioemocional Digital (ISED): Revolução Tech & Touch do profissional, acontece no dia 19 de agosto, das 15h10 às 15h50, dentro da programação do Simpósio de Empreendedorismo e Gestão 360°.
Ganhando o mundo
A professora diz que ainda se surpreende com a dimensão que o trabalho tomou. “Quebramos barreiras encontrando caminhos para viabilizar o projeto. E nosso objetivo é continuar dando oportunidades para que todas as entidades esportivas possam ter seus museus virtuais de graça.”
Em 2021 ela foi convidada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para apresentar o eMuseu do Esporte, como case de sucesso, para a rede internacional de Museus Olímpicos. Desde então, vem traçando parcerias mundialmente. Em 2022 participou da Conferência Internacional das Academias Olímpicas realizada pela Academia Olímpica Internacional (IOA), em Olimpia, na Grécia, para apresentar a expansão do projeto. E nesse momento está em Atenas (e logo depois vai a Barcelona) para compartilhar suas experiências e dar início a criação dos museus virtuais das cidades sedes das Olimpíadas de 2004 e 1992. “É gratificante sentir o reconhecimento de um projeto brasileiro, ver que estamos exportando nossa expertise.”
O que é o eMuseu do Esporte
Plataforma virtual colaborativa de criação de museus virtuais, galerias e exposições virtuais, o eMuseu possibilita que a população tenha uma experiência imersiva e interativa, com acesso aos acervos de empresas e entidades que investem em cultura, educação, meio ambiente e esporte. A iniciativa já possui mais de 12 milhões em alcance de pessoas em seus mais de 25 ambientes 3D – entre eles “Olimpíada do Rio à de Tóquio: a glória eterna”, “Exposição Olímpica e Paralímpica – guiada” e “Pelé 80 anos” – e mais de 30 coleções – entre elas “Chapecoense”, “Canoagem” e “Confederação Brasileira de Atletismo”. Todos são acessíveis a pessoas com deficiência visual e deficiência auditiva.
Mas o trabalho de preservação da memória do esporte vai além do virtual, já que conta também com um museu itinerante. Batizada de Carreta do eMuseu do Esporte, o projeto teve início em 2021 e acaba de completar sua terceira temporada, passando por várias cidades do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O veículo circula com acervo de colecionadores e galerias existentes, com muita imersão e interatividade. Do lado de fora, é montada uma praça esportiva com atividades como badminton, futebol, tênis de mesa, vôlei sentado e muito mais. E a acessibilidade é um dos pilares do projeto: a carreata e suas atividades foram pensadas para serem totalmente acessíveis a deficientes visuais, auditivos e físicos, com braile, audiodescrição, libras e legendagem. Além disso, conta com monitores capacitados e contratados em cada município para esse atendimento. Tudo de forma gratuita e gerado com energia limpa e sustentável.
O eMuseu do Esporte ainda criou uma editora, com publicação de livros da entidade e de atletas, como Maria Lenk – a primeira heroína olímpica do Brasil. Como produção da editora e legado do projeto, Bianca menciona o pilar educacional associado à sustentabilidade. “Capacitamos professores da rede municipal de ensino com cartilhas educativas por onde a carreta passa, ensinando como construir material esportivo através de material reciclável, e entregamos kits desse material para as escolas.” Os downloads dos livros e das cartilhas também são gratuitos no site do eMuseu.
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