A marca Asics está coletando dados para um estudo internacional que visa entender por que mulheres se exercitam com menos frequência do que homens. Já a Ticket Sports tem como objetivo compreender de forma profunda a ligação entre esporte e felicidade. Entenda mais sobre esses estudos
Yara Achôa, Fitness Brasil
31/7/2023
Pesquisas ajudam a entender profundamente um assunto, um mercado, o modo de pensar das pessoas, contribuem para a reunião de evidências, formulação de teorias e desenvolvimento do conhecimento em um campo de estudo. Também ajudam a responder questões e aumentar a conscientização pública; criar negócios bem-sucedidos; encontrar, avaliar e aproveitar oportunidades.
No segmento de fitness, saúde e bem-estar, há dois anos o Panorama Setorial Fitness Brasil – um trabalho em parceria com a EY e a Armatore Market + Science e patrocínio Matrix Fitness – vem colaborando com uma visão mais precisa da nossa realidade e contribuindo com a profissionalização e evolução do setor, tornando o relatório uma fonte importante para gestores, fornecedores e profissionais da Educação Física. O download gratuito, inclusive, pode ser feito aqui.
Foco nas mulheres
Entendendo a importância desses mapeamentos, marcas têm investido cada vez mais em variados estudos. A ASICS, por exemplo, por meio um levantamento global inédito está se empenhando em entender quais são os fatores que fazem com que as mulheres se exercitem menos do que os homens e, consequentemente, percam muito dos benefícios mentais que os exercícios regulares proporcionam. A pesquisa global chamada “Move Every Mind” (Mova cada mente) pretende trazer insights que ajudarão a desenvolver soluções práticas e efetivas para diminuir a lacuna da prática de exercícios entre gêneros.
“Estamos chamando todas as mulheres do mundo para nos ajudarem nessa missão de movimentar a mente e o corpo. Queremos ouvi-las e entender suas dificuldades, o que as impede de praticar alguma atividade física para que possamos endereçar ações de incentivo”, conta Constanza Novillo, Diretora de Marketing da ASICS América Latina.
Globalmente, as mulheres têm se exercitado menos que os homens, afirma o estudo “State of Mind Index” realizado pela ASICS no ano passado. Justamente por isso, Constanza Novillo reforça que “quanto mais mulheres puderem participar da pesquisa, mais insights poderemos ter para poder desenhar produtos, serviços e/ou experiências que possam combater a atual desigualdade de gênero na prática regular de exercícios físicos. Este esforço mostra de forma prática a missão da marca de querer garantir que todos possam sentir os benefícios positivos que o movimento do corpo proporciona na saúde mental”, explica a executiva. A pesquisa online da ASICS fica disponível até o final agosto de 2023. Para responder, basta acessar aqui.
Prática esportiva e felicidade
Já o Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, deu início ao seu mais novo estudo, “Esporte e Felicidade”. Com objetivo de compreender de forma profunda a relação entre esses dois temas, a empresa lança um formulário que servirá como base para o material inédito que será lançado em setembro.
Mesmo com o conhecimento de que a prática de exercícios físicos estimula a liberação de endorfina, resultando em ótimas sensações como de bem-estar e felicidade, o modo como os atletas vivenciam esse sentimento no seu cotidiano ainda é um mistério.
Para solucionar essa questão, o Ticket Sports, com o apoio da Netshoes, elaborou uma série de perguntas para chegar aos dados finais desse estudo ambicioso e desvendar essa temática. Esse formulário ficará disponível durante um mês e tem como objetivo coletar 8 mil respostas de atletas de diversas regiões do país.
“Os resultados dessa pesquisa não apenas contribuirão para o aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema, mas também poderão gerar insights valiosos para o desenvolvimento de políticas, programas e iniciativas que promovam o bem-estar e a felicidade dos atletas. Organizadores e marcas poderão entender o que é valioso para o esporte no Brasil” afirma Gabriela Donatello, gerente de marketing do Ticket Sports. Para contribuir com o estudo, basta acessar aqui.
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