Por Tufic Derzi, colunista Fitness Brasil
Há alguns anos recebi uma ligação de uma ex-aluna de pós-graduação, me pedindo para que eu a encontrasse em um almoço. Prontamente aceitei.
Durante o encontro ela me contou a razão: era professora de natação em um grande clube no Rio de Janeiro e tinham trocado a coordenação. A nova coordenadora pediu um relatório e essa minha ex-aluna queria fazer algo diferente.
Perguntei-lhe se conhecia a ferramenta denominada Análise SWOT. Disse-me que não. Peguei um guardanapo, tracei duas linhas em forma de cruz (ou sinal de adição) e expliquei:
“Nas duas partes superiores entram os Pontos Fortes e os Pontos Fracos (que são de sua responsabilidade/empresa). Nas duas partes inferiores entram Oportunidades e Ameaças (as quais estão diretamente ligadas ao mercado e que não temos poder absoluto, mas temos que observar e conhecer para possíveis ações). Uma coluna é positiva e a outra é negativa. Não significa que muito positivo seja sucesso. Ás vezes, uma negativa (dependendo do que for) pode acabar com seu negócio.”
Ela guardou o guardanapo e disse que iria apresentar seu relatório utilizando essa técnica.
Tempos depois me ligou para agradecer dizendo que foi a única profissional a ficar na equipe! Certamente não foi só pela apresentação, mas sim, outros fatores também!
Tufic Derzi é formado em Educação Física, especialista em Administração e Marketing, em Psicopedagogia e em Anatomia Humana, tem mestrado em Psicopedagogia e é professor universitário de graduação e especialização em diversas instituições superiores do país
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