O estudo, feito pelo Ticket Sports, em parceria com a Netshoes, focou no papel dos exercícios físicos para além de promoção de saúde física e mental e melhora da autoestima das pessoas
Fitness Brasil
2/11/2023
O Ticket Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos da América Latina, e a Netshoes, maior e-commerce de artigos esportivos e lifestyle do país acabam de divulgar o estudo “Esporte e Felicidade”. O objetivo do material é compreender de forma mais profunda a relação entre os dois temas e verificar o papel dos exercícios físicos para além de promoção de saúde física e mental e melhora da autoestima das pessoas.
Corridas curtas, corridas médias, meia maratona, maratona, caminhada, ciclismo, mountain bike, corrida em trilhas, triathlon, ultramaratona e travessia foram as modalidades analisadas. Mais de 9 mil atletas responderam à pesquisa e os ultramaratonistas se declararam os mais felizes. 81,5% deles se consideram “muito felizes” em relação à saúde conquistada com a prática do esporte. Na outra ponta, apenas 25,6% dos adeptos das caminhadas deram o mesmo retorno.
“Uma das grandes descobertas da pesquisa é sobre como os eventos esportivos são momentos memoráreis, inesquecíveis. Se emocionar é o gatilho, até ficar tenso faz parte disso. É quase uma experiência espiritual, que renova fé em si mesmo”, analisa Daniel Krutman, CEO do Ticket Sports.
Para o diretor de marketing da Netshoes, Rafael Montalvão, os resultados mostram que há mais consciência sobre como a prática de exercícios físicos é fundamental para a saúde – tanto física quanto mental. “Fico bastante feliz, pois na Netshoes trabalhamos com o objetivo de fazer as pessoas se identificarem com alguma atividade física e perceber o quanto ela pode ser prazerosa e benéfica. Não é apenas sobre ter um corpo saudável, é também sobre elevar a qualidade de vida, incluindo a felicidade”.
Entre os entrevistados, 97,2% acreditam que o esporte tem um papel importante para a felicidade, além de promover saúde física e mental, e melhorar a autoestima das pessoas. Além desse dado, a pesquisa mostra que, na visão dos participantes, corpo e mente caminham lado a lado.
Leia também
Herói do esporte brasileiro, Vanderlei Cordeiro participará da Maratona de Atenas
eMuseu do Esporte, legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ganha reconhecimento internacional
Confira abaixo destaques entre os resultados:
Felicidade. Quando foram questionados sobre “o momento em que são felizes”, 60,8% responderam que na maior parte do tempo, enquanto 16,9% acreditam que sempre estão felizes.
Locais da felicidade. Entre os locais que os entrevistados se consideram felizes, 38,5% destacaram o trabalho, 47,6% as relações interpessoais e 46,2% a saúde.
Modalidade. Segundo os dados, a modalidade que mais proporciona felicidade para os atletas é a corrida, e 81,5% consideram a ultramaratona como a mais prazerosa.
Papel do esporte. Sobre o papel do esporte para a felicidade, 97,2% concluíram que ele tem uma enorme importância na propagação desse sentimento em nossas vidas.
Benefícios. 68,8% acreditam que o esporte promove bem-estar e benefícios para saúde física, enquanto 64% destacaram os pontos positivos para saúde mental e autoestima.
Saúde mental. 98,5% consideram que o esporte tem um papel fundamental na saúde mental.
Eventos esportivos. Na visão dos participantes, os eventos esportivos deixam as pessoas mais felizes. 51,2% ficam felizes antes das provas, enquanto a superação pessoal é o principal motivo pela felicidade dos atletas.
Marcas no evento. Para 57% dos entrevistados, a presença de grandes marcas envolvidas em eventos esportivos é, sim, um fator de felicidade. De acordo com a pesquisa, elas proporcionam momentos únicos e de emoção.
A parceria
Com apoio da Netshoes, que colaborou na construção da base do recorte, das perguntas, ideias e investigação profunda sobre o tema, o estudo contou com 9.007 respostas coletadas por todo o país durante o mês de agosto. A parceria entre as marcas fez com que o recorte fosse ainda mais amplo e os investimentos em comunicação proporcionaram uma força maior para campanha. Os tópicos levantados foram de perfil demográfico e de comportamento dos esportistas.
A pesquisa completa está disponível gratuitamente na plataforma do Ticket Sports, reforçando uma das suas principais missões de disseminar conhecimento para o mercado. Acesse aqui!
Gostou? Compartilhe: