O modelo, que combina unidades Air Zoom, espuma e placas de fibra de carbono, surge com inovações nos mínimos detalhes para ajudar a superar limites
Yara Achôa, Fitness Brasil
29/11/2023
O novo Nike Alphafly 3 marca o próximo capítulo da incansável busca da Nike por inovações para todas as pessoas que correm. Ele oferece velocidade de maratona e leva os atletas mais longe do que se acreditava ser possível. O modelo é o mais leve e amplamente testado de toda a história dessa família. Foi validado por maratonistas de elite e projetado para ajudar atletas a buscar sua melhor marca pessoal em uma maratona, não importa o ritmo. O sistema de velocidade da Nike é a vantagem competitiva: combina unidades Air Zoom, espuma e placas de fibra de carbono. Juntos, todos esses elementos impulsionam o Alphafly.
O modelo na cor “Prototype” do novo Nike Alphafly 3 estará disponível globalmente a partir de 4 de janeiro de 2024 em nike.com, no aplicativo Nike e em lojas selecionadas de produtos para corrida. No Brasil, o Nike Alphafly 3 estará disponível no primeiro semestre de 2024.
Um calçado que entrou para a história
Em setembro de 2019, a maratona mudou para sempre. Eliud Kipchoge, atleta Nike, baixou a marca até então insuperada de duas horas numa maratona. O feito inspirou o mundo e comprovou que o ser humano não tem limites. Nos pés de Eliud estava um calçado revolucionário e inovador: um protótipo do Nike Alphafly NEXT%, que ajudou o atleta a correr para as páginas dos livros de história – e a mudar para sempre o mundo do esporte.
O tênis chamou atenção no mundo. O formato inédito, a altura da sola e as unidades Air, que ficavam visíveis, pareciam uma mola propulsora, impulsionando os atletas a cada passada. O visual era a antítese de todos os tênis de corrida que haviam existido antes. Muitas pessoas questionaram o papel da tecnologia no desempenho de atletas. Houve até quem considerasse injusto, e surgiram regras à medida que outras marcas tentaram alcançar o sucesso obtido por Eliud e pela Nike. Uma nova categoria de tênis foi criada e adotada no mundo do esporte. Ao longo do percurso, mais recordes foram batidos em diferentes níveis da maratona: com atletas de elite em busca do novo patamar de grandeza ou com corredores do dia a dia em busca da melhor marca pessoal.
Leia também
Calistenia: conheça os benefícios dos exercícios que usam a força corporal e podem ser praticados em qualquer lugar
Buckler Fit, ecossistema completo de soluções, é patrocinador ouro da IHRSA Fitness Brasil 2024. Saiba mais
Inovação em cada detalhe
O que fazer com o tênis que mudou o esporte, ampliou as fronteiras do potencial humano e bateu o recorde mundial da maratona (uma, duas e mais vezes)? Revisitá-lo, refinar cada parte, grama por grama, ajustar ainda mais a sintonia fina para que todos os atletas tenham a vantagem competitiva que esperam do Alphafly. E mais: realizar o processo de testes mais exaustivo feito com qualquer tênis de corrida da Nike.
A equipe de calçados da marca conta com especialistas em engenharia, biomecânica, percepção, ciência de exercícios, materiais, design e desenvolvimento. Esse grupo ajudou a criar o Alphafly em 2019, e agora se dispôs a refinar a engenharia do Alphafly para atender às necessidades de atletas de elite e do dia a dia – mantendo, ao mesmo tempo, as características que corredores adoram no tênis. O objetivo: aprimorar a estabilidade, o conforto e a propulsão nas passadas, para que qualquer corredor possa completar 42,195 quilômetros a bordo de um design superleve.
O processo de atualização desse marco da inovação começou, como sempre, escutando os atletas. A equipe da Nike sabia que o tênis precisava atender às demandas tanto de maratonistas de elite (que, com suas passadas no limiar da perfeição e com seu ritmo que bate recordes, colocaram o modelo no mapa) quanto de corredores comuns em busca de superar metas pessoais. Desde 2021, a Nike trabalhou ao todo com mais de 300 atletas de elite e corredores amadores aliados da marca. Esses esportistas correm nos Estados Unidos, Quênia, na Etiópia, em Uganda, na Europa Ocidental e no Japão, e todos alimentaram o processo de testes com opiniões e sugestões que foram usadas na nova versão do Alphafly. Ao longo dos testes, os protótipos do novo calçado percorreram no total mais de 32 mil quilômetros, seja no Laboratório de Pesquisa Esportiva da Nike ou nas ruas e pistas onde os atletas treinam e competem. É a maior quilometragem de testes rodada por qualquer modelo da marca.
Os atletas de elite da Nike queriam que o novo Alphafly ajudasse a ir mais rápido, com menos peso, durante todo o percurso da maratona. O objetivo final, é claro, é eliminar preciosos segundos e minutos que fazem a diferença na hora da prova.
Já as necessidades dos maratonistas do cotidiano são diferentes. Essas pessoas apontaram duas dificuldades principais:
1) a transição entre calcanhar e ponta dos dedos com o Alphafly, sobretudo em momentos de ritmo mais lento e quando o calcanhar toca o solo
2) o conforto como um todo no design esguio e minimalista do tênis, especialmente no arco dos pés e na região dos dedos.
Além disso, eles queriam que o tênis trabalhasse a seu favor em dezenas de corridas e em várias temporadas.
O tênis preferido das mulheres para dia de prova
Em todos os níveis da maratona feminina, as atletas seguem ampliando seus limites – tanto em termos de participação em provas quanto de corridas de elite. A equipe da Nike trabalhou com as corredoras ao longo do processo de desenvolvimento do novo Alphafly 3.
Nessa parceria, ficou claro que as atletas são mais sensíveis em relação ao conforto durante a corrida quando comparadas aos homens, sobretudo nos quilômetros finais da prova. A marca contou, então, com o mais amplo grupo de mulheres para os testes do modelo. Suas ideias e sugestões ajudaram a aprimorar o conforto do Alphafly para todos os corredores: o novo tênis chega com mais sustentação no arco dos pés e mais proteção para os dedos, além de usar fios mais suaves na construção da parte superior, o que reduz a rigidez e o atrito.
Os mesmos ingredientes, numa receita melhor
A equipe sabia que mesmo mudanças sutis na estrutura de um tênis de corrida tão avançado poderiam ajudar atletas a melhorar marcas pessoais. O motor do Alphafly permanece o mesmo nesta terceira edição: o trio dinâmico com as unidades Air Zoom, a placa de fibra de carbono Flyplate e a espuma ZoomX. A receita do sistema como um todo, porém, passou por um ajuste fino para otimizar e aprimorar os benefícios oferecidos.
Entressola ZoomX alta, que cria uma sensação de amortecimento superleve, desenhada para manter o atleta disposto do 1º ao 42º quilômetro.
Novidades: fundo único e contínuo que liga o calcanhar à parte dianteira do pé, projetado para oferecer diversos padrões de passada e uma transição mais natural e suave entre calcanhar e ponta do pé, não importa o ritmo. Geometria totalmente nova na entressola, na região intermediária do pé e no calcanhar, onde a espuma foi retirada para reduzir o peso e garantir passadas confiantes e estáveis. O novo design minimalista retirou também espuma da entressola e do calcanhar, para que o material esteja presente apenas onde necessário, concentrando a carga nas unidades Air Zoom localizadas na parte dianteira.
Unidades Air Zoom duplas na parte dianteira do pé, que absorvem o impacto de correr na rua e devolvem a energia para o atleta, impulsionando a passada seguinte.
Novidades: a nova entressola foi estruturada para otimizar a relação entre os pés e as unidades Air. Em última análise, isso significa que o Air Zoom trabalha mais pelo atleta.
Placa de fibra de carbono Flyplate por toda a extensão do tênis, que cria uma sensação de estabilidade e propulsão na parte inferior e ajuda a se mover com tranquilidade.
Novidades: a nova placa Flyplate está mais larga na porção mediana dos pés, aumentando a estabilidade.
Testado e validado
O novo modelo do Nike Alphafly (“Dev 163”) fez sua estreia nos pés dos melhores maratonistas do mundo durante a janela oficial de desenvolvimento do Atletismo Mundial (entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023). Esse período de doze meses de testes permitiu à equipe da Nike colocar o tênis à prova, ouvir as opiniões e sugestões de atletas que experimentaram o modelo em ambientes de competição e refinar o design em cada detalhe. Assim como as versões anteriores do modelo, ao longo desse tempo os protótipos do que viria a ser o novo Alphafly 3 ajudaram muitos atletas de elite a correr rumo ao pódio, ganhar medalhas, vencer, bater recordes e marcas pessoais – bem como um novo recorde mundial na maratona.
“Eu corro para romper barreiras, ter novas experiências e ultrapassar meus limites. O Nike Alphafly me ajuda a fazer isso”, disse Sifan Hassan, campeã das maratonas de Londres e Chicago em 2023. “Quando experimentei o novo Nike Alphafly 3 pela primeira vez, pensei: é isso”, completou Kelvin Kiptum, detentor do recorde mundial da maratona.
O novo Nike Alphafly 3 é o mais leve de todos os tempos. Ele oferece os benefícios de amortecimento e energia da família e, ao mesmo tempo, reduz o peso que os atletas carregam nos pés ao longo de uma prova de 42 quilômetros. Neste novo design, foi possível reduzir o peso graças à escolha dos materiais (usando, sobretudo, fios Flyknit mais leves na parte superior do tênis e a nova sola externa Fast Shot) e aos ajustes na estrutura como um todo.
NIKE ALPHAFLY 3
Drop (diferença na altura da sola entre o calcanhar e os dedos): 8mm
Masculino: peso 220g (tamanho 42)
Feminino: peso 176g (tamanho 37,5)
Gostou? Compartilhe: