Quem se movimenta com regularidade chega melhor preparado e garante o fôlego para brincar com saúde nos dias de carnaval
Yara Achôa, Fitness Brasil
18/1/2024
Vai curtir o bloquinho o dia todo? Sair no trio elétrico ou acompanhar os grandes desfiles na avenida? Que tal ganhar energia de maneira saudável? A prática de exercícios físicos ajuda a se preparar para aguentar um dia inteiro de Carnaval. “Para todas as horas, o alongamento é o melhor amigo para manter ou desenvolver a flexibilidade, além de ser bom para manter e restaurar o equilíbrio normal dos músculos, tendões e ligamentos”, explica Ronaldo Godoi, profissional de Educação Física e CEO da Red Fitness, rede de academias.
+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Para ter dias de alegria e saúde, o especialista listou algumas opções que podem ajudar você a se sentir revigorado antes, durante e após a maratona de folia.
Exercícios cardiorrespiratórios
Aposte em corrida, caminhada, bicicleta, esteira, danças, um circuito funcional ou hit (que trabalha com moderada e alta intensidade proporcionando não só um gasto calórico, como um excelente condição cardiorrespiratória). “Desde que seja bem orientado por um profissional de Educação Física, você pode realizar essas atividades físicas até três vezes por semana.”, aconselha Ronaldo.
Leia também
Fique forte, viva mais e melhor!
ABC dos suplementos esportivos
Musculação
Aqui a indicação é investir em agachamento, leg press, búlgaro, stiff e avanço. “A musculação aumenta o volume das fibras musculares, proporcionando mais força. O treino contribui, inclusive, para a manutenção da mobilidade. Com a orientação adequada, ainda previne lesões, melhora a postura e o condicionamento físico. Para o carnaval é importante ter uma preocupação maior com membros inferiores, pois serão os mais solicitados durante esse período de desfiles e blocos de carnaval.”
Ronaldo Godoi alerta que a carga é muito individual e vai de acordo com a condição física de cada indivíduo, além de ser recomendável sempre ter por perto um profissional habilitado para melhor orientação.
Gostou? Compartilhe: