Patrocinadora diamante da IHRSA Fitness Brasil 2024, a Mormaii mostra seus modelos de negócio, seus diferenciais que a alçaram ao sucesso, sua expansão bem planejada e a conquista de novos patamares.
Yara Achôa, Fitness Brasil
29/2/2024
Abraçar um estilo de vida ativo, saudável, aventureiro e conectado com a natureza, é o propósito da Mormaii. Hoje ela é mais do que uma marca, é um estilo de vida. Fundada com a visão de proporcionar produtos e serviços que amplificam a experiência esportiva, promovem qualidade de vida e conectam as pessoas com esse universo, a Mormaii inspira a paixão pela vida ao ar livre e pelo movimento.
Marca brasileira de esportes livres, ao longo das décadas ela se caracterizou pela expansão em diversos setores. Em 2024, continua com muito vigor, crescendo e mostrando toda sua experiência de mercado. É uma marca forte e que inspira confiança tanto por parte do consumidor quanto de empreendedores dispostos a investir e prosperar com um novo negócio. Hoje já são mais de 100 unidades Mormaii, entre estúdios e lojas. Também é patrocinadora e marca oficial do Comitê Olímpico do Brasil (COB) @timebrasil.
E agora a Mormaii redefine o mercado com um conceito inovador de loja, criando um ambiente onde a paixão pelo esporte ganha vida. Entre os novos e promissores negócios está também o Studio Mormaii Fitness.
+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
A missão do Studio Mormaii transcende o fitness: é sobre transformar vidas. Por meio da atividade física, a ideia sempre foi inspirar e capacitar pessoas a alcançarem seus objetivos, estimulando a vida saudável além da prática esportiva. Surgida nos anos 1970, em Garopaba (SC), tendo raízes no surf, hoje se consolida como uma marca de estilo de vida. Foi além do esporte, ampliou horizontes, desenvolveu metodologias exclusivas e criou o Studio Integrado Mormaii Fitness e o treino com propósito. A aceitação foi tão boa que não parou de crescer. Conquistou o Brasil e o mundo (são mais de 60 países com presença da marca); possui centenas de produtos licenciados; e firmou parceria com o COB. No cenário fitness, também é patrocinadora diamante da IHRSA Fitness Brasil, maior encontro da indústria fitness, saúde e bem-estar da América Latina, que acontece de 22 a 24 de agosto de 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Conversamos com Enrico Ferrari, CEO da Mormaii Fitness, que fala do atual cenário da marca e tudo o que está por vir. Confira!
“Quando criamos o Studio Mormaii Fitness, tivemos de navegar muito no escuro. Mas com muita resiliência e convicção, sem nos perdermos no meio do caminho, entendendo que estávamos no rumo certo. E a consolidação se deu no ano passado. Por isso posso dizer que 2024 começou em janeiro de 2023”, diz Enrico Ferrari, explicando que a temporada anterior foi de transição e preparo da “casa” e da equipe para chegar ao atual patamar. “Estamos prontos: objetivos mais claros, equipe sólida e mais recursos.”
Para se ter ideia, entre estúdios e lojas, atualmente são mais de 100 franquias por todo o Brasil, sendo 60 academias e 40 quiosques e lojas.
A crescente força dos estúdios no Brasil
A trajetória do Studio Mormaii merece destaque por ter se tornado case de sucesso. “Criamos um modelo independente de rótulos. Não é academia butique, não é high ticket… Não temos rótulos, somos Mormaii. Cultivamos uma boa relação com nossos alunos, em um ambiente agradável, com um treino que traz resultados e é divertido. É uma academia diferente”, define.
Mas a metodologia, sem dúvida, é o grande diferencial. Foi criada para ser adaptada a diferentes pessoas (com seis alunos por turma), com foco na capacitação e no estilo de vida saudável – dentro e fora dos estúdios.
“Academias falam em emagrecer. Aqui nosso maior propósito é condicionamento físico, qualidade de vida. As pessoas se sentem bem-vindas, independe de forma física. Existe uma identificação com o propósito delas. Crescemos muito assim, de forma orgânica, vendo vidas se transformarem.”
O mercado fitness atual
Enrico faz uma reflexão sobre o momento da pandemia e o que mudou a respeito da vida e da saúde, trazendo novas oportunidades para o mercado. “O mundo se transformou. Observamos novos formatos de trabalho, o modelo híbrido se mostrou viável… Com isso, as pessoas passaram a gerenciar melhor seu tempo e ter mais flexibilidade. Então, horários que costumavam ficar vazios nas academias, hoje já não são mais assim. Vejo também a geração entre 40-60 anos querendo se preparar melhor, porque estão se divertindo mais.”
Leia também
IHRSA Fitness Brasil 2024: grandes marcas e expositores já garantiram presença na 25ª edição do evento
Mormaii escolhe plataforma EVO como parceiro de tecnologia para rede Mormaii Fitness
Ele diz que todos os players têm seu papel e seu espaço. “A low cost cumpre sua função de atrair mais pessoas para a atividade física, independentemente do tipo de entrega. A partir disso, os novos alunos vão evoluindo na cadeia, querendo mais atenção e personalização de treino. Vejo muito espaço ainda para o mercado todo. Mas não repetindo um modelo consolidado e, sim, abrindo um leque de possibilidades. O consumidor brasileiro é mais dependente de cuidados – é uma coisa cultural. Esse é um grande desafio do nosso setor: as pessoas precisam ser mais assistidas e podemos crescer mais nessas formas de entrega.”
Patrocinadora diamante na IHRSA FB 2024
“Eu, pessoalmente, tenho uma relação forte com a Fitness Brasil. Meu primeiro contato foi em 2006, ainda na Metalife, levando equipamentos de pilates, feitos de madeira e molas. De lá para cá foram várias fases. Em 2014 lançamos o modelo da Mormaii Fitness – mas não estávamos prontos e o mercado não estava preparado para tanta coisa nova. Tiramos um pouco o pé para poder evoluir. Agora, em 2024, estamos muito convictos do nosso crescimento e das nossas conquistas. A Mormaii é uma marca esportiva, traz um modelo esportivo não tanto de alta performance, mas de estilo de vida. E o melhor lugar para se apresentar dessa forma é na IHRSA Fitness Brasil.”
O principal objetivo na feira é apresentar a expansão de franquias (estúdios e lojas). “Encontrar o franqueado certo é utopia. Mas sempre nos desenvolvemos e focamos muito no lado humano, tanto interna, como externamente. Então procuramos identificar perfis e competências. Temos inovado e conseguido bons resultados com isso. O grande desafio é lidar com a diversidade. E não é diferente com franqueados. Esse será o ano da guiança – nosso desafio é guiar melhor as pessoas. Extrair o melhor de cada um está em nossa essência.”
De forma institucional, a Mormaii vai mostrar sua consolidação no mercado de saúde qualidade vida. E ainda serão levados os mais variados produtos da marca – que vai muito além do surf e tem até bicicletas elétricas, calçados, óculos e acessórios – e apresentadas novos equipamentos, com destaque à área de recovery. É aguardar para conferir!
Gostou? Compartilhe: