Especialista no tema inovação, professor internacional, um dos autores sobre negócios mais vendidos no Brasil, ele estará presente pela segunda vez no grande encontro do fitness em agosto, em São Paulo
Yara Achôa, Fitness Brasil
13/3/2024
Expert em inovação, estratégia, gestão do conhecimento, desenvolvimento organizacional, negócios internacionais, entre outras áreas, Rivadávia Drummond tem uma longa trajetória. Já são mais de 30 anos de experiência de ensino, dos quais mais de 20 anos dedicados à educação executiva nas principais escolas de negócios e universidades. Também já ocupou cargos de C-level como presidente, CEO, reitor e Diretor Executivo e é vencedor de vários prêmios de excelência em ensino. Seus livros acompanham o caminho do sucesso – o último deles, “Fazendo a Inovação Acontecer” figura entre os livros de negócios mais vendidos desde 2018. E é sobre inovação que ele irá palestrar na IHRSA Fitness Brasil, maior encontro da indústria fitness, saúde e bem-estar da América Latina, que acontece de 22 a 24 de agosto de 2024, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Conversamos com o especialista que já esteve na IHRSA FB há sete anos e promete repetir o sucesso da primeira apresentação. Aqui ele que traz ótimos insights sobre o tema inovação – o que, com certeza, fará com que você garanta presença nessa concorrida plateia. Confira!
Como você define inovação?
Inovação é um termo muito amplo. As pessoas costumam pensar em invenção, em tecnologia. Então, a primeira coisa é desmitificar isso. Inovação é um cenário de incertezas que leva ao crescimento. Para começar a trilhar o caminho da inovação, minha sugestão sempre é responder a essa pergunta: qual é o problema do seu cliente? Esqueça produtos, atributos tecnológicos, especificação. Importante: não pergunte ao cliente o que ele quer de inovação. Você tem de pensar no que ele precisa e como pode ajudá-lo. O mais importante é saber qual o problema que você precisa resolver.
Por onde começa a inovação?
Essa é uma grande questão. Trabalho com grandes empresas e os executivos costumam pedir para que seus colaboradores sejam criativos, inovadores. Mas não adianta se não os instrumentalizar. É preciso dar ferramentas para a inovação acontecer. Para gerar insights, para as pessoas terem ideias, tem de estar na rua, interagir com o mundo lá fora, fazer networking, observar o mundo, conversar com estranhos, olhar outras culturas. Ferramentas de gestão tradicional não servem para inovação. A partir dos insights, parte-se para prototipar, construir uma solução barata, para ver se resolve o problema do cliente. Depois, colocar logo para testar, por a solução para rodar e ver se funciona. E finalmente validar com o cliente.
O que você vai levar como palestra para a IHRSA Fitness Brasil?
Vou levar o método do inovador, um modelo para aplicar no dia a dia, com premissa de poucos recursos para investir. Vou desdobrar o conceito de inovação, apresentar ferramentas e testes que dão resultados. E abordar alguns males do século 21, alguns vícios comportamentais que drenam a energia – como a pessoa que quer performar em nível máximo mas não quer pagar o preço por isso – e ainda falar de comprometimento, resiliência, em dar o melhor.
É sua segunda vez na IHRSA FB – a primeira foi um grande sucesso. O que você espera dessa vez?
Sim, a primeira vez foi há sete anos. E posso dizer que não se banha duas vezes no mesmo rio. Anteriormente falei muito do livro “Fazendo a Inovação Acontecer” (que figura entre os livros de negócios mais vendidos desde 2018). Agora quero mostrar como se instrumentalizar para pensar em inovação e explanar sobre o que torna alguém fora de série.
Imperdível a palestra do keynote Rivadávia Drummond. Participe da IHRSA Fitness Brasil. Inscrições aqui.
Gostou? Compartilhe: