Número de centros focados na modalidade continuam observando crescimento
Yara Achôa, Fitness Brasil
27/3/2024
A 2ª Edição do Panorama Setorial Fitness Brasil – um trabalho da FB, em parceria com a EY e a Armatore Market + Science, que segue para seu terceiro ano – trouxe a unificação de informações disponibilizadas pela indústria por meio do levantamento de dados e análises com o intuito de auxiliar a nortear o mercado fitness nacional. Alguns dos insights apontaram em direção a academias especialistas e atividades mais praticadas. Entre outras coisas, o Panorama 2023 revelou que:
– 38% da indústria fitness são academias especialistas
– 74% dos centros disseram que Funcional é a atividade mais praticada no local
– Funcional também é a atividade mais oferecida aos consumidores, com 74% da indústria disponibilizando a atividade. Em seguida, apareceram musculação e alongamento no top 3 das atividades mais ofertadas, com 68% e 57% respectivamente.
+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
De acordo com uma outra pesquisa, realizada pela TecnoFit, plataforma especializada em gestão fitness no país, o treinamento funcional também aparece como uma das modalidades de maior destaque na indústria. Os dados apontam que centros especializados nesse tipo de atividade aumentaram em impressionantes 124% no Brasil durante o período 2022-2023.
Bruna Massaroto, fisioterapeuta com Mestrado e Doutorado em Ciência da Reabilitação, identifica os motivos por trás desse crescimento na modalidade. Para ela, o treinamento funcional se destaca pela versatilidade e por promover simultaneamente uma ampla gama de benefícios aos seus praticantes.
“Praticidade e funcionalidade. O treinamento funcional oferece uma enorme variedade de possibilidades de treino. Isso faz com que seja versátil e atenda a todos os objetivos estéticos, de qualidade de vida e de perfomance”, diz a especialista, que também é ex-atleta de futebol profissional e de fisiculturismo.
Leia também
Academias especialistas e atividades mais praticadas: experts analisam dados do Panorama Setorial Fitness Brasil
Programe-se: confira os cursos confirmados de gestão e negócios e os programas técnicos da IHRSA FB 2024
Pós-graduado em treinamento físico e criador da Metodologia Supercore de Treino, Kenji Takahashi afirma que o principal diferencial dessa prática é qualificar a vida e a saúde das pessoas.
“O treinamento funcional se diferencia exatamente pelo próprio nome: funcional. A gente treina a funcionalidade das pessoas para aumentar a longevidade, a qualidade de vida e, principalmente, a saúde. E a saúde motora é um dos fatores principais para a nossa longevidade”, declara.
Do ponto de vista do profissional Bruno Nunes, pós-graduado em Treinamento Desportivo e com cinco anos de experiência em treinamento funcional, existe ainda a vantagem do custo associado à instrução dessa modalidade.
“O treinamento funcional oferece a possibilidade de trabalhar com os alunos desde a reabilitação até a performance. Mas acho que a principal vantagem é o valor de investimento necessário para iniciar, até mesmo de maneira autônoma. Com R$ 500 investidos, você já consegue começar a aplicar suas aulas”, acrescenta.
Bruna Massaroto, Kenji Takahashi e Bruno Nunes estão entre os palestrantes no Connection 2024, principal evento de treinamento funcional do Brasil, que acontece entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Santos (SP), no Centro de Convenções do Clube Vasco da Gama. O encontro terá ciclos de palestras e cursos ministrados por líderes e referências nas áreas de saúde, Educação Física e do mundo fitness. As inscrições estão disponíveis aqui.
Gostou? Compartilhe: