Este ano, a pesquisa para mapear e entender o universo fitness produzida pela FB, em parceria com a EY e a Armatore, foi dividida em três partes. A segunda parte acaba de ser lançada
Yara Achôa, Fitness Brasil
9/8/2024
A Fitness Brasil, em colaboração com a EY e a Armatore Market + Science, acaba de lançar a segunda parte da 3ª edição do Panorama Setorial Fitness Brasil, uma pesquisa essencial para compreender as dinâmicas e tendências do mercado fitness, saúde e bem-estar no Brasil. O levantamento, que já se consolidou como uma referência no setor, oferece uma visão aprofundada dos desafios e oportunidades que moldam esse universo, abrangendo um leque de dados ainda mais amplo nesta edição.
+ IHRSA Fitness Brasil 2024: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Desde a sua criação, o Panorama Setorial Fitness Brasil tem sido uma ferramenta fundamental para mapear o vasto território nacional e entender como o setor se desenvolve e oferece oportunidades. A terceira edição se destaca por incluir novas abordagens e trazer ainda mais profundidade a temas essenciais para o futuro. “O Panorama 2024 foi dividido em três partes para oferecer uma visão mais detalhada e precisa. Na primeira parte, lançada em julho, focamos em perfil, hábitos e barreiras na prática de atividade física. Agora, na segunda parte, apresentamos uma análise das respostas de colaboradores de centros de atividades físicas em todo o Brasil“, explica Gustavo Almeida, diretor executivo da Fitness Brasil.
O segundo módulo do estudo detalha as respostas de 110 colaboradores de centros de atividades físicas, representando uma diversidade de regiões e faixas etárias. Entre os destaques estão:
– Presença Regional: a pesquisa destaca uma concentração significativa de profissionais no Sudeste, com Minas Gerais (46%), São Paulo (16%), Espírito Santo (16%) e Bahia (15%) liderando a participação.
– Perfil dos Profissionais: a maioria dos entrevistados tem idades entre 26 e 40 anos, com predomínio masculino (57%). A Educação Física é a formação predominante, e 40% dos profissionais atuam como personal trainers ou professores.
– Capacitação: a busca por aprimoramento é uma constante, com 66% dos entrevistados realizando cursos complementares e 81% participando de treinamentos técnicos nos últimos três anos.
– Infraestrutura: 92% dos profissionais avaliam positivamente a infraestrutura dos centros e 50% classificam a qualidade dos equipamentos como excelente.
– Remuneração: a percepção geral é de que a remuneração é justa e competitiva em relação ao mercado.
No capítulo que analisa o perfil dos alunos praticantes de atividade física, conforme amostra da pesquisa, as principais descobertas foram:
– Motivação: a saúde física é a principal motivação para 66% dos alunos praticarem atividade física, seguida por saúde mental (57%); estética (43%), influência de amigos/familiares (25%) e influência de celebridades (9%).
– Escolha do centro de atividade física: a infraestrutura do local é determinante para 60% dos alunos, enquanto a proximidade à casa é crucial para 58%. Outros fatores são proximidade ao trabalho (46%), diversidade de equipamentos (46%), e profissionalismo dos instrutores (45%), preço da mensalidade (40%) e possibilidade de agendar horários (33%).
– Barreiras para a prática de atividade física: a falta de motivação própria é a principal barreira para 21% dos alunos, seguida de falta de tempo (17%), dificuldades financeiras (15%), e não saber por onde começar (13%).
Leia também
3ª Edição do Panorama Setorial Fitness Brasil chega ao mercado com variedade inédita de dados
Confira 4 vantagens para garantir sua participação na Conferência de Gestão e Negócios da IHRSA FB 2024
Valorização do conhecimento e impacto no mercado
O sucesso do Panorama Setorial Fitness Brasil se deve em grande parte à colaboração de grandes nomes e marcas do setor. Foram fundamentais as visões de empresários, gestores e profissionais como Leon Sayegh e João (Wellness Club); Leandro Cardoso e Marlon (Rede Alpha); Marcelo Vianna (BodyTech); Robson Santos; Enrico Ferrari (Mormaii Fitness); Somera (SmartFit); Luís Amoroso; Alessandro Mendes; Leo Cabral; Fernando Tadeu; Flavio Lima; Patrícia Lobato; Marcel Gandra (Ultra); Carlinhos California (California); Giva Mathias (HIIT20); Murilo Guerra (Academia Aeróbica); Marcello Tuccio (Action 360); Gustavo Barreira.
Igual importância tiveram os patrocinadores Matrix, Next Fit, Total Pass e Wellhub; os apoiadores ACAD, CREF4/SP; CONFEF; e os correalizadores Cloud Gym, Gustavo Borges, Ticket Sports, We Help, Wellhub.
O que dizem líderes do setor
Reginaldo Recchia, CEO da Matrix, ressalta a importância estratégica do Panorama para o setor de fitness: “Este estudo oferece uma visão abrangente das tendências de mercado, comportamento do consumidor e inovações tecnológicas, permitindo à Matrix Fitness alinhar suas estratégias com as demandas do mercado brasileiro.” Douglas Waltricke, Diretor da Next Fit, complementa: “O Panorama é um guia de oportunidades que revela o futuro do nosso mercado.”
William Gerst, da TotalPass, ressalta que o apoio ao Panorama é fundamental para impulsionar estratégias de negócios no setor, considerando a relevância dos dados. João Barbosa, da Wellhub, enfatiza que a análise cuidadosa das informações fornecidas no relatório ajuda a promover o crescimento dos negócios através de estratégias inovadoras.
Leia também
Aprenda com o esporte: 9 lições que uma corrida de revezamento pode trazer para gestores
Educador financeiro Luciano Fernandes confirmado como keynote da IHRSA FB 2024
Já Aluan Romero, da Cloud Gym, reconhece o Panorama Setorial como essencial para gestores, investidores e profissionais, fornecendo insights valiosos para o crescimento econômico e social do segmento fitness no Brasil. Rogério Aranda, da We Help, destaca ainda que a terceira edição do Panorama é a mais abrangente e detalhada já desenvolvida, sendo um ativo valioso para investidores e gestores, com potencial para impactar significativamente os resultados do setor.
Ailton Mendes, da ACAD Brasil, observa que o mercado fitness brasileiro tem se destacado em termos de gestão e profissionalismo, atraindo a atenção do mercado financeiro, e que o Panorama é crucial para mapear o mercado de forma precisa. Por fim, Nelson Leme, do CREF-SP, aponta que o estudo é vital para a integração das tendências no setor, fornecendo conhecimento detalhado e organizado.
A 3ª Edição do Panorama Setorial Fitness Brasil pode ser baixada gratuitamente no site da Fitness Brasil.
PANORAMA SETORIAL FITNESS BRASIL
Realização: Fitness Brasil, em parceria com Armatore Market + Science e EY
Patrocínio: Matrix, Next Fit, Total Pass, Wellhub
Apoio: ACAD, CREF4/SP; CONFEF
Correalizadores: Cloud Gym, Gustavo Borges, Ticket Sports, We Help, Wellhub
Download gratuito: aqui
Gostou? Compartilhe: