Conversamos com o fundador do Arqueiros Marketing Estratégico, que fala sobre sua trajetória, inovação competitiva e a homenagem recebida na IHRSA Fitness Brasil 2024
Yara Achôa, Fitness Brasil
10/9/2024
Referência em inovação competitiva e posicionamento de mercado, com mais de 500 empresas impactadas e 70 mil pessoas capacitadas, Alessandro Mendes, CEO da Idealizei e fundador do Arqueiros Marketing Estratégico, tem uma trajetória de sucesso, construída degrau por degrau. Não à toa foi destaque e um dos homenageados na recente IHRSA Fitness Brasil 2024. Sobre o evento, aliás, destaca o sentido de conexão presente nos três intensos dias no Transamérica Expo Center, em São Paulo. “Senti isso na pele. As trocas que tivemos foram incríveis!”.
+ FITNESS BRASIL EXPO 2025: faça parte do maior evento de fitness, saúde e bem-estar da América Latina
+ Conheça e baixe gratuitamente o Panorama Setorial Fitness Brasil 2024
+ Siga a Fitness Brasil no Instagram
Nessa entrevista ao FitBR News, Alessandro compartilha um pouco de sua história e suas conquistas, fala sobre a importância das conexões e traça perspectivas para o futuro do mercado fitness. Confira!
Como foi participar da IHRSA Fitness Brasil 2024?
Para mim, a palavra-chave deste ano foi “conexão”. Em 2004 participei do evento pela primeira vez como visitante e depois voltei várias vezes. Mas, desta vez, foi diferente. Tive a oportunidade de, logo na abertura, mediar um debate de CEOs – e ali tudo fez sentido. As conexões que vivi na feira foram transformadoras. A chance de estar na linha de frente e sentir o impacto dessas trocas de ideias reafirmou a convicção de esse é o meu propósito.
Você recebeu uma homenagem especial durante o evento… Como foi e o que representou?
Foi um momento surreal. Me lembro de quando, em 2004, mal tinha dinheiro para assistir às palestras e vinha para São Paulo, me hospedava na casa de parentes, para poder participar. Depois, em 2012, tive a oportunidade de palestrar pela primeira vez – foi no último dia e no último horário, quando o evento já tinha poucas pessoas circulando. Mas agarrei a chance e, surpreendentemente, a apresentação lotou. Desde então coloquei como meta estar sempre presente. Agora, ser homenageado na IHRSA Fitness Brasil foi um marco – nossas histórias se entrelaçam. Foi como se minha trajetória passasse em frente aos meus olhos. Ser homenageado foi a confirmação de que estou no caminho certo.
O que isso significa inovação competitiva no contexto atual do mercado?
Inovação competitiva é o que permite a sobrevivência das empresas em um mercado tão dinâmico. No início, o mercado fitness seguia muito o modelo “copia e cola”, mas sempre foquei em marketing estratégico e inovação para criar diferenciais. O desafio é estar sempre à frente e oferecer algo que realmente traga resultados. O marketing deixou de ser apenas divulgação e passou a ser parte de um conceito mais profundo, que engloba inovação e posicionamento estratégico.
Qual é o papel do Empretec na sua trajetória?
O Empretec é um programa da ONU, implementado no Brasil pelo Sebrae, e reconhecido como um dos melhores seminários de formação de empreendedores do mundo. Ele transforma a forma como os participantes encaram seus negócios, promovendo uma verdadeira imersão no empreendedorismo. Eu mesmo participei do Empretec em um momento muito difícil da carreira. E isso mudou tudo para mim. Desde 2014, tenho a honra de ser facilitador do programa, ajudando outros a se reerguerem e a encontrarem o sucesso através da inovação e modelagem de negócios. E agora o Sebrae nacional me convidou para dois novos projetos: um para reconstruir metodologia do Empretec e o outro pra reposicionar o Empretec no Brasil. E isso também representa um ápice na minha carreira. Tudo vem acontecendo em 2024!
Leia também
Os profissionais da Educação Física estão preparados para empreender?
O mercado e os recém-formados em Educação Física: por onde começar e como crescer na profissão
Para quem quer empreender no mundo fitness, qual o primeiro passo?
A primeira coisa é entender o seu público. Muitos empreendedores olham para os concorrentes, mas não entendem a fundo o que o cliente quer. O segredo está em compreender as necessidades do seu público-alvo e entregar algo realmente relevante. Focar em grupos minoritários, como idosos ou pessoas com condições específicas, pode ser um caminho promissor. Além disso, é preciso estar preparado para a inovação, porque o mercado está em constante mudança.
Como você vê o futuro do mercado fitness?
Sou muito otimista. O mercado tem crescido e evoluído, especialmente com o avanço da tecnologia e da nova consciência sobre saúde. Hoje, podemos oferecer aulas com realidade mista, wearables e soluções que levam o fitness para dentro da casa das pessoas. O desafio é quebrar barreiras tecnológicas e adaptar as academias para essa nova era. Nos próximos anos, veremos uma transformação completa, com mais integração entre tecnologia e bem-estar.
Algo mais que gostaria de compartilhar?
Diria que o mercado fitness está amadurecendo rapidamente. Os gestores que não estiverem prontos para aprender e se adaptar serão ultrapassados. Hoje, temos muito mais acesso a informações e novas maneiras de implementá-las, e isso é algo que vai elevar a competição a um nível mais alto. Quem estiver preparado vai prosperar.
Foi um prazer viver essas experiências tão incríveis que a Fitness Brasil sempre proporcionou. Contem sempre comigo!